Page 61 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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É sugerido que cada uma das etapas tenha duração de uma a duas semanas, respeitando o
          calendário escolar de cada instituição. A liderança das atividades ficará com os professores
          conselheiros de cada turma, sendo estes responsáveis por gerir atividades durante as fases da
          mostra. Os professores serão orientados e coordenados pelos professores da área de Linguagens
          e Códigos. O envolvimento de todos os professores é essencial e irá enriquecer a Mostra de
          Conhecimento Arte e Cultura, sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o
          evento possui.
          Aos professores líderes da atividade, recomenda-se:
          •   incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de Conhecimento,
             Arte e Cultura;
          •   articular com o TE e Coordenação do SEAC da unidade e demais colaboradores que facilitem
             o uso da tecnologia e ferramentas diversas nos projetos dos alunos;
          •   acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a pesquisa dos
             estudantes;
          •   envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao seu caráter interdisci-
             plinar. Por exemplo, o time de professores de Ciências Humanas pode auxiliar na compre-
             ensão do contexto sociocultural do problema a ser enfrentado;
          •   contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
          •   garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia, materiais de
             baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação em seus trabalhos.
          A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
          •   planejar e organizar as questões referentes às datas de realização do projeto;
          •   coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a comunidade;
          •   prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos citar: hora extra
             para os professores que irão orientar os projetos, investimentos em divulgação do evento,
             custos com a confecção de materiais para a Mostra e premiação dos estudantes, entre outros;
          •   motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o suporte
             necessário para o desenvolvimento do trabalho.
          É importante reforçar que todo o trabalho do professor é de mediação dos processos, incenti-
          vando sempre o protagonismo dos estudantes.
          A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura pode, a critério da unidade, dialogar ou
          utilizar do movimento criado pelos Jogos Internos Maristas – JIM como forma de potencializar
          esta ação que já é tradição em nossas unidades, interlocução esta que permitirá um aporte
          cultural ao JIM, no sentido de se apropriar dos resultados da mostra, como forma de potenciali-
          zação da linguagem corporal manifestada em arte e registro cultural.










                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  61
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