Page 61 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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É sugerido que cada uma das etapas tenha duração de uma a duas semanas, respeitando o
calendário escolar de cada instituição. A liderança das atividades ficará com os professores
conselheiros de cada turma, sendo estes responsáveis por gerir atividades durante as fases da
mostra. Os professores serão orientados e coordenados pelos professores da área de Linguagens
e Códigos. O envolvimento de todos os professores é essencial e irá enriquecer a Mostra de
Conhecimento Arte e Cultura, sobretudo pelo caráter transversal e interdisciplinar que o
evento possui.
Aos professores líderes da atividade, recomenda-se:
• incentivar e motivar o engajamento dos estudantes na Mostra Marista de Conhecimento,
Arte e Cultura;
• articular com o TE e Coordenação do SEAC da unidade e demais colaboradores que facilitem
o uso da tecnologia e ferramentas diversas nos projetos dos alunos;
• acompanhar cada etapa como organizador local do projeto e orientar a pesquisa dos
estudantes;
• envolver os demais professores na realização da atividade, devido ao seu caráter interdisci-
plinar. Por exemplo, o time de professores de Ciências Humanas pode auxiliar na compre-
ensão do contexto sociocultural do problema a ser enfrentado;
• contribuir com a Coordenação Pedagógica para o desenvolvimento da atividade;
• garantir que os estudantes se sintam livres para a utilização de tecnologia, materiais de
baixo custo e outras ferramentas que tragam o aspecto da inovação em seus trabalhos.
A equipe pedagógica é fundamental para o sucesso da Mostra, para tal ela deve:
• planejar e organizar as questões referentes às datas de realização do projeto;
• coordenar a divulgação das atividades e enviar o convite da Mostra para a comunidade;
• prever orçamento para a realização do evento. Dentre os gastos, podemos citar: hora extra
para os professores que irão orientar os projetos, investimentos em divulgação do evento,
custos com a confecção de materiais para a Mostra e premiação dos estudantes, entre outros;
• motivar o trabalho em equipe entre os professores e estudantes e garantir o suporte
necessário para o desenvolvimento do trabalho.
É importante reforçar que todo o trabalho do professor é de mediação dos processos, incenti-
vando sempre o protagonismo dos estudantes.
A Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura pode, a critério da unidade, dialogar ou
utilizar do movimento criado pelos Jogos Internos Maristas – JIM como forma de potencializar
esta ação que já é tradição em nossas unidades, interlocução esta que permitirá um aporte
cultural ao JIM, no sentido de se apropriar dos resultados da mostra, como forma de potenciali-
zação da linguagem corporal manifestada em arte e registro cultural.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 61