Page 76 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Avaliação da COP Marista: recomenda-se que, nos dias de realização da COP Marista, seja
organizado um Comitê Avaliativo para a escolha dos melhores encaminhamentos e apresentações
de cada turma. Os documentos selecionados podem receber premiação interna e, posteriormente,
serem enviados para mostras e festivais estaduais, nacionais e internacionais. O componente refe-
rente à nota levará em consideração todo o percurso desenvolvido pelos estudantes.
FIGURA 21: DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA COP MARISTA
Fonte: Autoria prórpia
c. Dinâmica de organização pedagógica
O desenvolvimento do trabalho pelos estudantes pode ser sistematizado em quatro fases:
descoberta, planejamento, experimentação e culminância.
Na fase de descoberta, ocorre a divulgação da COP Marista aos estudantes, nesse momento
evidencia-se a importância do evento a partir de sua criação e contexto histórico do qual está
inserido além dos avanços nas questões ambientais conquistadas por meio de discussões e
deliberações acerca de temas oriundos de demandas sugeridas pelas nações participantes.
Na fase de planejamento, ocorre a motivação dos estudantes para a elaboração ou a busca por
informações relativas a cada país e seus problemas ambientais. Nessa etapa, é sugerido
envolver a equipe de biblioteca para colaborar na formação dos estudantes apresentando
temas relacionados à busca de informações em bases de dados; à validação de informações; à
verificação de fontes, entre outros aspectos como a construção do referencial teórico do
problema a ser explorado. Definido temas norteadores, os estudantes são motivados a gerar
ideias para apresentá-las de forma crítica e contextualizada.
Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem ser motivados a apresentarem suas ideias
de forma política e centradas nos temas norteadores. É necessário o exercício de uma escuta
ativa e busca fundamentada dos dados recolhidos a serem analisados. As propostas dos
estudantes são discutidas em cada turma conforme a estrutura organizacional vivenciada nas
COPs apresentada a seguir:
Sugere-se que cada turma represente um bloco formado por:
• Países: grupo formado por: Presidente/Primeiro-ministro, responsável pelo voto; e dois
ministros (Economia e Meio Ambiente), responsáveis pelas discussões técnicas de problemas e
possíveis soluções relacionadas às questões ambientais do seu país;
76 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio