Page 83 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 83
QUADRO 33: DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA SIM
Etapas Setores envolvidos Ações
Agendamento da Culminância no calendário escolar
(preferencialmente feito no ano anterior).
Elaboração do calendário do projeto (divulgação,
períodos de reuniões, aulas por segmento e compo-
nente, culminância).
Definição da participação dos estudantes (por edital,
Coordenação Pedagógica e co- por turma, quantidade).
ordenação da área de Ciências
1ª etapa Criação da Programação da Culminância.
Organização Humanas e áreas envolvidas,
coordenações de segmento, Definição de temas, subtemas, comitês e professores
Pastoral, VDE e VDA orientadores.
Convite para participantes externos (palestras,
apresentações culturais, falas de abertura ou encer-
ramento, entre outros).
Preenchimento da planilha de gastos (impressões,
convites, lanches, materiais de papelaria e informá-
tica, apresentações culturais, pessoal, entre outros).
Coordenação da área de Ciên- Apresentação do projeto aos professores (utilizar
cias Humanas e Professores registros de simulações do ano anterior, trazer
2ª etapa da área e áreas envolvidas, discentes/convidados que já participaram).
Descoberta coordenações de segmento,
Assessoria de Comunicação e Organização e divulgação das equipes, países, temas,
estudantes. comitês e calendário de preparação.
Apresentação do projeto aos estudantes (utilizar
registros de simulações do ano anterior, trazer
discentes/convidados que já participaram).
Professores e coordenação Organização e divulgação das equipes, países, temas,
3ª etapa de área, coordenações de comitês e apresentação do calendário.
Desenvolvimento segmento, Assessoria de Construção dos guias de estudo, leitura e organi-
Comunicação e estudantes. zação dos manuais (delegado e mesa) e guias de
procedimentos para a culminância.
Orientação dos estudantes (além das aulas, é possí-
vel utilizar ambiente virtual NeaD ou Teams).
Divulgação da culminância (redes sociais, portal da
unidade, cartaz).
Professores e coordenação Acompanhamento das atividades e seus respon-
4ª etapa de área, coordenações de sáveis (quem irá recepcionar os convidados e partici-
Culminância segmento, Assessoria de pantes, lanche, registro fotográfico, etc.).
Comunicação e estudantes. Preparação do espaço da simulação (salas, equi-
pamentos, conexão internet, materiais impressos,
cerimonial, convidados, etc.).
Professores de Ciências Coleta e organização dos materiais produzidos
Humanas e áreas envolvidas,
5ª etapa (documentos, discursos, registros iconográficos).
Pós culminância coordenações de segmento, Autoavaliação do projeto com os estudantes
Assessoria de Comunicação e
estudantes. e professores envolvidos.
Fonte: Autoria própria (2023)
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 83