Page 83 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 83

QUADRO 33: DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA SIM
               Etapas    Setores envolvidos  Ações
                                            Agendamento da Culminância no calendário escolar
                                            (preferencialmente feito no ano anterior).
                                            Elaboração do calendário do projeto (divulgação,
                                            períodos de reuniões, aulas por segmento e compo-
                                            nente, culminância).
                                            Definição da participação dos estudantes (por edital,
                         Coordenação Pedagógica e co- por turma, quantidade).
                         ordenação da área de Ciências
               1ª etapa                     Criação da Programação da Culminância.
             Organização  Humanas e áreas envolvidas,
                         coordenações de segmento,   Definição de temas, subtemas, comitês e professores
                         Pastoral, VDE e VDA  orientadores.
                                            Convite para participantes externos (palestras,
                                            apresentações culturais, falas de abertura ou encer-
                                            ramento, entre outros).
                                            Preenchimento da planilha de gastos (impressões,
                                            convites, lanches, materiais de papelaria e informá-
                                            tica, apresentações culturais, pessoal, entre outros).
                         Coordenação da área de Ciên-  Apresentação do projeto aos professores (utilizar
                         cias Humanas e Professores   registros de simulações do ano anterior, trazer
               2ª etapa  da área e áreas envolvidas,   discentes/convidados que já participaram).
              Descoberta  coordenações de segmento,
                         Assessoria de Comunicação e   Organização e divulgação das equipes, países, temas,
                         estudantes.        comitês e calendário de preparação.
                                            Apresentação do projeto aos estudantes (utilizar
                                            registros de simulações do ano anterior, trazer
                                            discentes/convidados que já participaram).
                         Professores e coordenação   Organização e divulgação das equipes, países, temas,
               3ª etapa  de área, coordenações de   comitês e apresentação do calendário.
            Desenvolvimento  segmento, Assessoria de   Construção dos guias de estudo, leitura e organi-
                         Comunicação e estudantes.  zação dos manuais (delegado e mesa) e guias de
                                            procedimentos para a culminância.
                                            Orientação dos estudantes (além das aulas, é possí-
                                            vel utilizar ambiente virtual NeaD ou Teams).
                                            Divulgação da culminância (redes sociais, portal da
                                            unidade, cartaz).
                         Professores e coordenação   Acompanhamento das atividades e seus respon-
               4ª etapa  de área, coordenações de   sáveis (quem irá recepcionar os convidados e partici-
             Culminância  segmento, Assessoria de   pantes, lanche, registro fotográfico, etc.).
                         Comunicação e estudantes.  Preparação do espaço da simulação (salas, equi-
                                            pamentos, conexão internet, materiais impressos,
                                            cerimonial, convidados, etc.).
                         Professores de Ciências   Coleta e organização dos materiais produzidos
                         Humanas e áreas envolvidas,
               5ª etapa                     (documentos, discursos, registros iconográficos).
            Pós culminância  coordenações de segmento,   Autoavaliação do projeto com os estudantes
                         Assessoria de Comunicação e
                         estudantes.        e professores envolvidos.
                                  Fonte: Autoria própria (2023)



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  83
   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88