Page 91 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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• Qual a relação desse tema com a vida das crianças e jovens no mundo e seus direitos
expressos nos documentos de alcance global?
• Quais os quadros mais graves no mundo que demandam a atenção dos organismos da ONU
e como podem atuar em conjunto?
• Quais medidas foram adotadas anteriormente pelos países presentes que poderiam con-
tribuir para o avanço dessa questão ou Objetivo do Desenvolvimento Sustentável?
• Como os países desenvolvidos podem efetivamente construir uma agenda de colaboração e
ajuda aos países que mais necessitam em relação à questão em debate?
• Qual é a melhor estratégia, de acordo com o seu país, para aprimorar os índices relativos à
questão no mundo e como pensar esses índices a partir das realidades nacionais e regionais?
• Como as diferenças de gênero afetam as questões apresentadas? As mulheres sofrem
consequências piores em relação aos homens?
• Como as crianças e adolescentes são afetadas nessa questão? Há relação com os índices
educacionais? Qual é o impacto desses dados para o desenvolvimento regional e mundial?
11. Referências e Anexos: Esse espaço é dedicado a propostas de leituras de documentos oficiais
e referências de sites confiáveis. É possível ainda incluir anexos com documentos/legislações
completas ou recortes. Os estudantes também devem agregar outras fontes utilizadas.
12. Checklist da pesquisa
• Você usou uma variedade de fontes?
• Você possui uma documentação pronta para provar a validade das suas informações?
• Você usou evidências (documentos, resoluções anteriores) para apoiar os seus argumentos?
• Construiu argumentos breves e objetivos?
• Pesquisou evidências dos seus adversários/rivais?
• Você enfatizou palavras e frases?
Manual do Delegado
Os estudantes delegados precisam estar informados sobre a organização da Simulação, a
estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU), os pontos do debate proposto pelo(s)
Comitê(s), o contexto atual e a história do país que representa. As informações sobre o país
podem ser organizadas em um dossiê, agregado ao Manual do Delegado para a culminância.
A elaboração do Dossiê é um produto da orientação prévia e do Guia de Estudos; são informações
para consulta durante uma refutação nas falas dos Comitês.
As roupas também fazem parte da atividade de representação do delegado, por isso no dia da
culminância observar adequação à formalidade do evento, bem como caracterização conforme
cultura específica (significado de cores, uso de véu ou turbante, etc).
O Manual do Delegado apresentado a seguir tem como objetivo auxiliar na atividade de
representação especialmente no momento da culminância. Esse manual pode ser adaptado
de acordo com os comitês e suas características e personalizado para os estudantes delegados.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 91