Page 91 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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•   Qual a relação desse tema com a vida das crianças e jovens no mundo e seus direitos
             expressos nos documentos de alcance global?
          •   Quais os quadros mais graves no mundo que demandam a atenção dos organismos da ONU
             e como podem atuar em conjunto?
          •   Quais medidas foram adotadas anteriormente pelos países presentes que poderiam con-
             tribuir para o avanço dessa questão ou Objetivo do Desenvolvimento Sustentável?
          •   Como os países desenvolvidos podem efetivamente construir uma agenda de colaboração e
             ajuda aos países que mais necessitam em relação à questão em debate?
          •   Qual é a melhor estratégia, de acordo com o seu país, para aprimorar os índices relativos à
             questão no mundo e como pensar esses índices a partir das realidades nacionais e regionais?
          •   Como as diferenças de gênero afetam as questões apresentadas? As mulheres sofrem
             consequências piores em relação aos homens?
          •   Como as crianças e adolescentes são afetadas nessa questão? Há relação com os índices
             educacionais? Qual é o impacto desses dados para o desenvolvimento regional e mundial?
          11.  Referências e Anexos: Esse espaço é dedicado a propostas de leituras de documentos oficiais
             e referências de sites confiáveis. É possível ainda incluir anexos com documentos/legislações
             completas ou recortes. Os estudantes também devem agregar outras fontes utilizadas.
          12.  Checklist da pesquisa
          •   Você usou uma variedade de fontes?
          •   Você possui uma documentação pronta para provar a validade das suas informações?
          •   Você usou evidências (documentos, resoluções anteriores) para apoiar os seus argumentos?
          •   Construiu argumentos breves e objetivos?
          •   Pesquisou evidências dos seus adversários/rivais?
          •   Você enfatizou palavras e frases?
          Manual do Delegado
          Os estudantes delegados precisam estar informados sobre a organização da Simulação, a
          estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU), os pontos do debate proposto pelo(s)
          Comitê(s), o contexto atual e a história do país que representa. As informações sobre o país
          podem ser organizadas em um dossiê, agregado ao Manual do Delegado para a culminância.
          A elaboração do Dossiê é um produto da orientação prévia e do Guia de Estudos; são informações
          para consulta durante uma refutação nas falas dos Comitês.
          As roupas também fazem parte da atividade de representação do delegado, por isso no dia da
          culminância observar adequação à formalidade do evento, bem como caracterização conforme
          cultura específica (significado de cores, uso de véu ou turbante, etc).
          O Manual do Delegado apresentado a seguir tem como objetivo auxiliar na atividade de
          representação especialmente no momento da culminância. Esse manual pode ser adaptado
          de acordo com os comitês e suas características e personalizado para os estudantes delegados.








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