Page 97 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 97

QUADRO 36: MODELO DE RUBRICA PARA AVALIAÇÃO DE PRODUTO FINAL

           PROJETO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 9º ANO
           Habilidade: (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz
           podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está
           relacionada também à cor da luz que o ilumina.

             Nível  Critério
                    No projeto de pesquisa apresentado o estudante elabora experimentos criativos,
                    construindo de forma consolidada a fundamentação teórica a partir da habilidade apre-
             Nível 04  sentada em aula, demonstrando domínio das informações ao responder os questiona-
                    mentos trazidos por seus pares. Complementou o experimento/modelo com exemplos e
                    informações trazidos por conta própria.
                    No projeto de pesquisa apresentado o estudante elabora experimentos relevantes, cons-
                    truindo uma correta fundamentação teórica a partir da habilidade apresentada em aula,
             Nível 03
                    demonstrando conhecimento das informações ao responder os questionamentos feitos
                    pelos seus pares.
                    No projeto de pesquisa apresentado o estudante elabora poucos experimentos, apresentou
                    dificuldade na construção da fundamentação teórica a partir da habilidade apresentada
             Nível 02
                    em aula, ao responder os questionamentos feitos pelos seus pares demonstrou domínio
                    parcial, onde as informações foram citadas, porém não foram explicadas.
                    No projeto de pesquisa apresentado o estudante não conseguiu realizar os experimen-
                    tos propostos, a construção da fundamentação teórica a partir da habilidade apresentada
             Nível 01
                    em aula não foi relacionada no projeto de maneira objetiva. Ao responder os questiona-
                    mentos dos pares, teve dificuldades em organizar os conceitos.
                                Fonte: Adaptado de ALMEIDA (2018)
          Note que na rubrica holística temos um único critério avaliativo dividido em quatro níveis
          possíveis de desenvolvimento. Neste caso a intencionalidade pedagógica com esse instrumento é
          avaliar de forma única tudo que foi desenvolvido, ou seja, apenas o resultado final apresentado
          pelo estudante (produto).
          5.1.2 As rubricas analíticas
          Rubricas analíticas permitem uma análise minuciosa sobre os processos que conduzem os
          estudantes para os resultados esperados. Detalhando a performance esperada em cada
          nível, relacionada ao critério, é possível mapear com objetividade o processo de aprendizagem
          (Herràn et. al., 2017). Entre as vantagens da avaliação mediada por rubricas analíticas, está a
          compreensão fidedigna, por parte de estudantes e professores, sobre a pontução atrelada ao
          critério e os tópicos a serem desenvolvidos nas atividades pelos estudantes.













                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  97
   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102