Page 102 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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É importante ressaltar que, embora a rubrica seja uma descrição por níveis, o estudante está
construindo conhecimento permanentemente por meio da explicitação dos descritores, o que
promove a sua autorregulagem e autonomia. Com isso, os critérios que descrevem a posição do
estudante naquele espaçotempo de avaliação podem ser condizentes com descrições em níveis
diferentes. Exemplo:
QUADRO 40: LEITURA DA RUBRICA
Critério 5 4 3 2 1
Domínio da Apresenta Demonstrou Mostrou do- Apresentou Não soube
proposta ao domínio diante domínio eficiente mínio de parte dificuldade responder
responder das pergun- dos conceitos do projeto, ao responder as perguntas
ao responder as
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projeto.
Pontuação 1.0 0.8 0.6 0.4 0.1
Consideração de pontuação: 0.7
Leitura da rubrica (nível 1 para nível 5)
É perceptível no exemplo que o estudante está caminhando do nível 3 para o 4, construindo
conhecimento e se apropriando das relações entre a habilidade a ser desenvolvida e os conceitos,
procedimentos e atitudes necessários para alcançar esse objetivo (observe em amarelo o destaque
da leitura do professor). Nesse ponto, o professor pode, durante o seu feedback individual,
conversar com o estudante para explicar que essa movimentação entre níveis que consolidou
uma pontuação entre 0.6 e 0.8, enfatizando o crescimento cognitivo apresentado e oportuni-
zando nova possibilidade para a entrega sempre que possível e em acordo com o cronograma.
102 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio