Page 102 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 102

É importante ressaltar que, embora a rubrica seja uma descrição por níveis, o estudante está
          construindo conhecimento permanentemente por meio da explicitação dos descritores, o que
          promove a sua autorregulagem e autonomia. Com isso, os critérios que descrevem a posição do
          estudante naquele espaçotempo de avaliação podem ser condizentes com descrições em níveis
          diferentes. Exemplo:
                              QUADRO 40: LEITURA DA RUBRICA
           Critério  5          4            3         2          1
           Domínio da   Apresenta   Demonstrou  Mostrou do-  Apresentou   Não soube
           proposta ao   domínio diante   domínio eficiente   mínio de parte  dificuldade   responder
           responder   das pergun-  dos conceitos   do projeto,   ao responder   as perguntas
                                ao responder as
           perguntas dos  tas feitas,   perguntas.  respondendo   as perguntas.   e não pôde
           moradores  explicando   Explicou o  algumas per-  Explicou su-  explicar ne-
                     conceitualmen- conjunto do   guntas feitas.  perficialmente  nhuma parte
                     te os detalhes   projeto.  Explicou   uma parte do   do projeto.
                     do projeto.             uma parte do   projeto.
                                             projeto.
           Pontuação  1.0       0.8          0.6       0.4        0.1
                                Consideração de pontuação: 0.7

          Leitura da rubrica (nível 1 para nível 5)
          É perceptível no exemplo que o estudante está caminhando do nível 3 para o 4, construindo
          conhecimento e se apropriando das relações entre a habilidade a ser desenvolvida e os conceitos,
          procedimentos e atitudes necessários para alcançar esse objetivo (observe em amarelo o destaque
          da leitura do professor). Nesse ponto, o professor pode, durante o seu feedback individual,
          conversar com o estudante para explicar que essa movimentação entre níveis que consolidou
          uma pontuação entre 0.6 e 0.8, enfatizando o crescimento cognitivo apresentado e oportuni-
          zando nova possibilidade para a entrega sempre que possível e em acordo com o cronograma.





















          102  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107