Page 105 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A construção de níveis de desenvolvimento da rubrica a partir de verbos da taxonomia de
          Bloom deve atender a continuidade da aprendizagem e aprofundamento conceitual bem como
          a maturidade cognitiva dos estudantes. A tabela abaixo apresenta a possibilidade de utilização
          dos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo da taxonomia de Bloom na elaboração de
          níveis de desenvolvimento para a rubrica.

               QUADRO 42: ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA TAXONOMIA DE BLOOM
                      Verbos da
                      Taxonomia de   Possibilidades por nível  Exemplos de entregas
                      Bloom
                                 “Colabora com novas   Modelos, maquetes, experimento,
                                 ideias”, “Apresenta novos
                      CRIAR      exemplos”,” Fórmula   debate (discursos), textos, banners,
                                                  infográfico, artigo, fotografias,
                                 experimento”, “Constrói   imagens, desenhos, cenários.
                                 maquete”
                                 “Opina sobre”, “Julga a   Debate, mesa redonda (ex.: impactos
                                 respeito de”, “Critica”,   ambientais, questões de saúde pú-
                      AVALIAR
                                 “Apoia com base em   blica, política e geopolítica), partilha
                                 dados”           em grupo.
                                                  Leitura de gráficos, tabelas, organiza-
                                 “Explica o todo ou parte”,
                      ANALISAR                    ção de texto, elaboração de argumen-
                                 “pesquisa sobre”
                                                  tos, pesquisa guiada, reportagens.
                                                  Resolução de situação-problema,
                                 “Compreende princípios   organização de experimento a partir
                      APLICAR
                                 e aplicações”    de leis (padrão), apresentação para a
                                                  turma, trabalhos em grupo.
                                 “Organiza fatos e ideias”,  Apresentação oral, sequenciamento
                      COMPREEN-  “Conceitua corretamen-  de ideias, apresentação de mapa
                      DER
                                 te”, “Explica sobre”   mental.
                                                  Identificar partes de um processo,
                                 “Identifica”, “Aponta”,   método ou modelo (ex.: fases da mi-
                      RECORDAR
                                 “Demonstra”      tose, expressões matemáticas, hífen,
                                                  regras de acentuação etc.)
                                 Fonte: Elaborada pela GSE (2023)

          Diante do exposto, as rubricas podem ser entendidas como uma estratégia para aprimorar
          as observações qualitativas e quantitativas desenvolvidas em sala de aula, proporcionar
          feedbacks efetivos para professores e estudantes envolvidos no processo de aprendizagem e
          desenvolver meios para que os estudantes se percebam como parte integrante do processo de
          ensino e aprendizagem.
          É importante também ressaltar que, para que as rubricas cumpram o seu papel de transparência,
          elas devem ser fornecidas e divulgadas antes do início do processo avaliativo. Além disso,
          sempre que possível, mediante a maturidade da turma, é conveniente que os estudantes participem
          da construção das rubricas, privilegiando assim a autoavaliação.




                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 105
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