Page 105 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A construção de níveis de desenvolvimento da rubrica a partir de verbos da taxonomia de
Bloom deve atender a continuidade da aprendizagem e aprofundamento conceitual bem como
a maturidade cognitiva dos estudantes. A tabela abaixo apresenta a possibilidade de utilização
dos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo da taxonomia de Bloom na elaboração de
níveis de desenvolvimento para a rubrica.
QUADRO 42: ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA TAXONOMIA DE BLOOM
Verbos da
Taxonomia de Possibilidades por nível Exemplos de entregas
Bloom
“Colabora com novas Modelos, maquetes, experimento,
ideias”, “Apresenta novos
CRIAR exemplos”,” Fórmula debate (discursos), textos, banners,
infográfico, artigo, fotografias,
experimento”, “Constrói imagens, desenhos, cenários.
maquete”
“Opina sobre”, “Julga a Debate, mesa redonda (ex.: impactos
respeito de”, “Critica”, ambientais, questões de saúde pú-
AVALIAR
“Apoia com base em blica, política e geopolítica), partilha
dados” em grupo.
Leitura de gráficos, tabelas, organiza-
“Explica o todo ou parte”,
ANALISAR ção de texto, elaboração de argumen-
“pesquisa sobre”
tos, pesquisa guiada, reportagens.
Resolução de situação-problema,
“Compreende princípios organização de experimento a partir
APLICAR
e aplicações” de leis (padrão), apresentação para a
turma, trabalhos em grupo.
“Organiza fatos e ideias”, Apresentação oral, sequenciamento
COMPREEN- “Conceitua corretamen- de ideias, apresentação de mapa
DER
te”, “Explica sobre” mental.
Identificar partes de um processo,
“Identifica”, “Aponta”, método ou modelo (ex.: fases da mi-
RECORDAR
“Demonstra” tose, expressões matemáticas, hífen,
regras de acentuação etc.)
Fonte: Elaborada pela GSE (2023)
Diante do exposto, as rubricas podem ser entendidas como uma estratégia para aprimorar
as observações qualitativas e quantitativas desenvolvidas em sala de aula, proporcionar
feedbacks efetivos para professores e estudantes envolvidos no processo de aprendizagem e
desenvolver meios para que os estudantes se percebam como parte integrante do processo de
ensino e aprendizagem.
É importante também ressaltar que, para que as rubricas cumpram o seu papel de transparência,
elas devem ser fornecidas e divulgadas antes do início do processo avaliativo. Além disso,
sempre que possível, mediante a maturidade da turma, é conveniente que os estudantes participem
da construção das rubricas, privilegiando assim a autoavaliação.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 105