Page 110 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 110

Considerações


          Estas Diretrizes representam um avanço significativo na avaliação do processo de ensino e
          aprendizagem. O sistema de avaliação afeta a forma como pensamos a organização da escola e
          impacta a prática docente e discente, tornando a avaliação um processo mais eficaz, agradável
          e bem estruturado. Os pesos  e a quantidade de avaliações por trimestre são definidos de acordo
          com a proposta metodológica, evitando a sobrecarga de avaliações, sendo consideradas as
          escalas 0 a 10 (somativa) por trimestre, ou ainda, em número absoluto 0 a 30 pontos (1º trimestre)
          e 0 a 35 pontos (2º e 3º trimestres).
          Buscando garantir a eficácia e eficiência no processo de implementação do novo sistema de
          avaliação, as unidades devem iniciar um trabalho de levantamento das alterações a serem
          realizadas e envolver os responsáveis no processo gradativo de novo sistema avaliativo. Em
          seguida, deverão ser organizadas as etapas de formação da equipe técnica e pedagógica e dos
          docentes da unidade. Outra etapa relevante é o processo de comunicação com os estudantes e
          as famílias. É importante animá-los fazendo com que eles compreendam que o novo sistema
          busca contribuir para a formação integral de nossos discentes, colocando a avaliação a favor da
          aprendizagem e do projeto educativo do Brasil Marista.
          É importante destacar que a inclusão das mostras no sistema de avaliação contribui para o
          desenvolvimento das competências e habilidades do século XXI, alinhadas à BNCC e à
          Ecopedagogia. A abordagem metodológica de trabalho com projetos pedagógicos e projetos de
          intervenção social, baseada nas Matrizes Maristas, contribui para a consolidação das rubricas
          como ferramenta avaliativa para nossas unidades. Além disso, a articulação com as mostras
          consolida a realização de projetos pedagógicos bem estruturados e desenvolvidos ao longo da
          etapa letiva, envolvendo toda a comunidade educativa e diferentes áreas de conhecimento.
          Isso permite que a rede otimize a quantidade de projetos, potencializando o seu planejamento
          e execução com intencionalidade pedagógica.
          A implementação do Sistema de Avaliação da rede de colégios e escolas do Marista Centro-Norte
          contribuirá para o alinhamento e o avanço dos indicadores educacionais na consolidação da
          missão de evangelizar por meio da educação em todos os nossos espaçotempos educacionais
          com a mesma qualidade e padrão de ensino.



















          110  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   105   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115