Page 110 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Considerações
Estas Diretrizes representam um avanço significativo na avaliação do processo de ensino e
aprendizagem. O sistema de avaliação afeta a forma como pensamos a organização da escola e
impacta a prática docente e discente, tornando a avaliação um processo mais eficaz, agradável
e bem estruturado. Os pesos e a quantidade de avaliações por trimestre são definidos de acordo
com a proposta metodológica, evitando a sobrecarga de avaliações, sendo consideradas as
escalas 0 a 10 (somativa) por trimestre, ou ainda, em número absoluto 0 a 30 pontos (1º trimestre)
e 0 a 35 pontos (2º e 3º trimestres).
Buscando garantir a eficácia e eficiência no processo de implementação do novo sistema de
avaliação, as unidades devem iniciar um trabalho de levantamento das alterações a serem
realizadas e envolver os responsáveis no processo gradativo de novo sistema avaliativo. Em
seguida, deverão ser organizadas as etapas de formação da equipe técnica e pedagógica e dos
docentes da unidade. Outra etapa relevante é o processo de comunicação com os estudantes e
as famílias. É importante animá-los fazendo com que eles compreendam que o novo sistema
busca contribuir para a formação integral de nossos discentes, colocando a avaliação a favor da
aprendizagem e do projeto educativo do Brasil Marista.
É importante destacar que a inclusão das mostras no sistema de avaliação contribui para o
desenvolvimento das competências e habilidades do século XXI, alinhadas à BNCC e à
Ecopedagogia. A abordagem metodológica de trabalho com projetos pedagógicos e projetos de
intervenção social, baseada nas Matrizes Maristas, contribui para a consolidação das rubricas
como ferramenta avaliativa para nossas unidades. Além disso, a articulação com as mostras
consolida a realização de projetos pedagógicos bem estruturados e desenvolvidos ao longo da
etapa letiva, envolvendo toda a comunidade educativa e diferentes áreas de conhecimento.
Isso permite que a rede otimize a quantidade de projetos, potencializando o seu planejamento
e execução com intencionalidade pedagógica.
A implementação do Sistema de Avaliação da rede de colégios e escolas do Marista Centro-Norte
contribuirá para o alinhamento e o avanço dos indicadores educacionais na consolidação da
missão de evangelizar por meio da educação em todos os nossos espaçotempos educacionais
com a mesma qualidade e padrão de ensino.
110 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio