Page 115 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 115

ANEXO C – MATRIZ DE CORREÇÃO DO 3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
                Descritores para correção do gênero de referência todos os gêneros e tipos textuais
           Competência      Nível  Desempenho
                            4 = 100%  Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados,
                                  com recuo nos parágrafos, e letra legível, respeitando os limites das
                            200 pts.  margens.
                            3 = 75%  Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados,
           Estética textual  150 pts.  com recuo nos parágrafos, respeitando os limites das margens.
           Demonstrar organização
           espacial na escrita  2 = 50%  Apresenta a folha de redação, com recuo nos parágrafos, respeitando
                            100 pts.  os limites das margens.
                            1 = 25%  Apresenta a folha de redação, sem recuo nos parágrafos e/ou
                            50 pts.  desrespeita os limites das margens.
                            4 = 100%  Diferencia oralidade e escrita, aplicando regras ortográficas
                            200 pts.  pertinentes à etapa letiva. Emprega regras básicas de pontua-
                                  ção e acentuação.
           Convenções da escrita  3 = 75%  Diferencia oralidade e escrita, aplicando regras ortográficas perti-
           Aplicar o sistema escrito  150 pts.  nentes à etapa letiva.
           alfabético e as normas   2 = 50%
           típicas da escrita.    Diferencia oralidade e escrita, mas não aplica regras ortográficas
                            100 pts.  pertinentes à etapa letiva
                            1 = 25%
                            50 pts.  Apresenta escrita com muitas interferências da oralidade.
                            4 = 100% Usa a linguagem e a estrutura esperada para o gênero em estudo.
                            200 pts.  Considera o público-alvo e a função social do gênero proposto.
           Gênero proposto  3 = 75%  Usa a estrutura esperada para o gênero em estudo. Considera o
           Demonstrar compreen-  150 pts.  público-alvo e a função social do gênero proposto.
           são das características
           inerentes ao gênero   2 = 50%  Considera o público-alvo e a função social do gênero proposto.
           solicitado.      100 pts.
                            1 = 25%  Desconsidera o público-alvo e/ou a função social do gênero
                            50 pts.  proposto.
                            4 = 100% Desenvolve ideias claras e relacionadas ao tema proposto, estabele-
                            200 pts.  cendo continuidade entre as partes do texto.
           Coerência textual  3 = 75%  Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, estabelecendo
           Expressar ideias e   150 pts.  continuidade entre as partes do texto.
           opiniões pertinentes e   2 = 50%
           relacionadas ao tema e   Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, sem continuidade
           às partes        100 pts.  entre as partes do texto.
                            1 = 25%
                            50 pts.  Apresenta ideias tangentes ao tema proposto.
                            4 = 100% Constrói frases inteiras com sentido, evitando repetições e usando
                            200 pts.  palavras de ligação entre frases e parágrafos.
           COESÃO TEXTUAL   3 = 75%  Constrói frases inteiras com sentido, evita repetições sem usar
           Articular as partes do   150 pts.  palavras de ligação entre frases e parágrafos.
           texto de modo a torná-lo   2 = 50%
           fluido           100 pts.  Constrói frases inteiras com sentido, mas apresenta muitas repetições.
                            1 = 25%
                            50 pts.  Constrói frases truncadas e /ou sem sentido.
           Outros aspectos a serem observados:



                                 Fonte: Marista Centro-Norte, 2022

                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 115
   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120