Page 115 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 115
ANEXO C – MATRIZ DE CORREÇÃO DO 3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Descritores para correção do gênero de referência todos os gêneros e tipos textuais
Competência Nível Desempenho
4 = 100% Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados,
com recuo nos parágrafos, e letra legível, respeitando os limites das
200 pts. margens.
3 = 75% Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados,
Estética textual 150 pts. com recuo nos parágrafos, respeitando os limites das margens.
Demonstrar organização
espacial na escrita 2 = 50% Apresenta a folha de redação, com recuo nos parágrafos, respeitando
100 pts. os limites das margens.
1 = 25% Apresenta a folha de redação, sem recuo nos parágrafos e/ou
50 pts. desrespeita os limites das margens.
4 = 100% Diferencia oralidade e escrita, aplicando regras ortográficas
200 pts. pertinentes à etapa letiva. Emprega regras básicas de pontua-
ção e acentuação.
Convenções da escrita 3 = 75% Diferencia oralidade e escrita, aplicando regras ortográficas perti-
Aplicar o sistema escrito 150 pts. nentes à etapa letiva.
alfabético e as normas 2 = 50%
típicas da escrita. Diferencia oralidade e escrita, mas não aplica regras ortográficas
100 pts. pertinentes à etapa letiva
1 = 25%
50 pts. Apresenta escrita com muitas interferências da oralidade.
4 = 100% Usa a linguagem e a estrutura esperada para o gênero em estudo.
200 pts. Considera o público-alvo e a função social do gênero proposto.
Gênero proposto 3 = 75% Usa a estrutura esperada para o gênero em estudo. Considera o
Demonstrar compreen- 150 pts. público-alvo e a função social do gênero proposto.
são das características
inerentes ao gênero 2 = 50% Considera o público-alvo e a função social do gênero proposto.
solicitado. 100 pts.
1 = 25% Desconsidera o público-alvo e/ou a função social do gênero
50 pts. proposto.
4 = 100% Desenvolve ideias claras e relacionadas ao tema proposto, estabele-
200 pts. cendo continuidade entre as partes do texto.
Coerência textual 3 = 75% Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, estabelecendo
Expressar ideias e 150 pts. continuidade entre as partes do texto.
opiniões pertinentes e 2 = 50%
relacionadas ao tema e Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, sem continuidade
às partes 100 pts. entre as partes do texto.
1 = 25%
50 pts. Apresenta ideias tangentes ao tema proposto.
4 = 100% Constrói frases inteiras com sentido, evitando repetições e usando
200 pts. palavras de ligação entre frases e parágrafos.
COESÃO TEXTUAL 3 = 75% Constrói frases inteiras com sentido, evita repetições sem usar
Articular as partes do 150 pts. palavras de ligação entre frases e parágrafos.
texto de modo a torná-lo 2 = 50%
fluido 100 pts. Constrói frases inteiras com sentido, mas apresenta muitas repetições.
1 = 25%
50 pts. Constrói frases truncadas e /ou sem sentido.
Outros aspectos a serem observados:
Fonte: Marista Centro-Norte, 2022
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 115