Page 116 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 116

ANEXO D – MATRIZ DE CORREÇÃO DO 6º AO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
                Descritores para correção do gênero de referência todos os gêneros e tipos textuais
           Competência    Nível  Desempenho
                                 Demonstra excelente apresentação estética, com recuo adequado
                          5 = 100% de parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e
                          200 pts.  simetria das estrofes) e respeito às margens. É evidente o capricho
                                 com o traçado da letra e a conservação do material.
                                 Demonstra boa apresentação estética, com recuo adequado de pará-
                           4 = 80%  grafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e a simetria
                          160 pts.  das estrofes) e respeito às margens. Há poucas ocorrências de descui-
                                 do com o traçado da letra e/ou a conservação do material.
                                 Demonstra regular apresentação estética, com recuo inadequado
                                 de parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e a
                           3 = 60%
           Estética textual  120 pts.  simetria das estrofes) e/ou ausência em algumas partes. Há algumas
           Demonstrar domínio    ocorrências de descuido com o traçado da letra, manutenção das
           dos aspectos visuais   margens e/ou a conservação do material.
           do texto              Demonstra insciente preocupação com a estética, com muitas ocor-
                                 rências de recuo inadequado de parágrafo (no caso de texto em verso,
                           2 = 40%
                           80 pts.  consideram-se a divisão e a simetria das estrofes) e/ou ausência em
                                 muitas partes. Há muitas ocorrências de descuido com o traçado da
                                 letra, manutenção das margens e/ou a conservação do material.
                                 Demonstra precária apresentação estética, com ausência de paragra-
                           1 = 20%  fação (no caso de texto em verso, considera-se a ausência de estrofes).
                           40 pts.  Há muitas ocorrências de trechos quase ou frequentemente ilegíveis,
                                 sem respeito às margens e/ou conservação comprometida do material
                           0 = 0%  Demonstra desconhecimento acerca dos aspectos visuais e da apre-
                           0 pts.  sentação estética do texto
                                 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita da língua
                          5 = 100% portuguesa e de escolha de registro (formal ou informal) adequado
                          200 pts.  à situação comunicativa. Desvios gramaticais ou de convenções da
                                 escrita são mensurados conforme a faixa etária e a série de referência.
                                 Demonstra bom domínio da modalidade escrita da língua portuguesa
                           4 = 80%  e de escolha de registro (formal ou informal) adequado à situação
                          160 pts.  comunicativa, com poucos desvios gramaticais e de convenções da
                                 escrita consolidadas na série de referência.
                                 Demonstra regular domínio da modalidade escrita da língua portu-
           Convenções da   3 = 60%  guesa e de escolha de registro (formal ou informal) adequado à situ-
           escrita        120 pts.  ação comunicativa, com alguns desvios gramaticais e de convenções
           Demonstrar domínio    da escrita esperadas para a série de referência
           da modalidade escrita
           da língua portuguesa e   Demonstra insuficiente domínio da modalidade escrita da língua por-
           do registro solicitado.  2 = 40%  tuguesa (formal ou informal) adequado à situação comunicativa, com
                           80 pts.  muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções já
                                 estabelecidos na série de referência.
                                 Demonstra precário domínio da modalidade escrita da língua portu-
                           1 = 20%  guesa (formal ou informal) adequado à situação comunicativa, de for-
                                 ma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais,
                           40 pts.  de escolha de registro e de convenções da escrita já estabelecidos na
                                 série de referência
                           0 = 0%  Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua
                           0 pts.  portuguesa







          116  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121