Page 116 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 116
ANEXO D – MATRIZ DE CORREÇÃO DO 6º AO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Descritores para correção do gênero de referência todos os gêneros e tipos textuais
Competência Nível Desempenho
Demonstra excelente apresentação estética, com recuo adequado
5 = 100% de parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e
200 pts. simetria das estrofes) e respeito às margens. É evidente o capricho
com o traçado da letra e a conservação do material.
Demonstra boa apresentação estética, com recuo adequado de pará-
4 = 80% grafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e a simetria
160 pts. das estrofes) e respeito às margens. Há poucas ocorrências de descui-
do com o traçado da letra e/ou a conservação do material.
Demonstra regular apresentação estética, com recuo inadequado
de parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e a
3 = 60%
Estética textual 120 pts. simetria das estrofes) e/ou ausência em algumas partes. Há algumas
Demonstrar domínio ocorrências de descuido com o traçado da letra, manutenção das
dos aspectos visuais margens e/ou a conservação do material.
do texto Demonstra insciente preocupação com a estética, com muitas ocor-
rências de recuo inadequado de parágrafo (no caso de texto em verso,
2 = 40%
80 pts. consideram-se a divisão e a simetria das estrofes) e/ou ausência em
muitas partes. Há muitas ocorrências de descuido com o traçado da
letra, manutenção das margens e/ou a conservação do material.
Demonstra precária apresentação estética, com ausência de paragra-
1 = 20% fação (no caso de texto em verso, considera-se a ausência de estrofes).
40 pts. Há muitas ocorrências de trechos quase ou frequentemente ilegíveis,
sem respeito às margens e/ou conservação comprometida do material
0 = 0% Demonstra desconhecimento acerca dos aspectos visuais e da apre-
0 pts. sentação estética do texto
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita da língua
5 = 100% portuguesa e de escolha de registro (formal ou informal) adequado
200 pts. à situação comunicativa. Desvios gramaticais ou de convenções da
escrita são mensurados conforme a faixa etária e a série de referência.
Demonstra bom domínio da modalidade escrita da língua portuguesa
4 = 80% e de escolha de registro (formal ou informal) adequado à situação
160 pts. comunicativa, com poucos desvios gramaticais e de convenções da
escrita consolidadas na série de referência.
Demonstra regular domínio da modalidade escrita da língua portu-
Convenções da 3 = 60% guesa e de escolha de registro (formal ou informal) adequado à situ-
escrita 120 pts. ação comunicativa, com alguns desvios gramaticais e de convenções
Demonstrar domínio da escrita esperadas para a série de referência
da modalidade escrita
da língua portuguesa e Demonstra insuficiente domínio da modalidade escrita da língua por-
do registro solicitado. 2 = 40% tuguesa (formal ou informal) adequado à situação comunicativa, com
80 pts. muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções já
estabelecidos na série de referência.
Demonstra precário domínio da modalidade escrita da língua portu-
1 = 20% guesa (formal ou informal) adequado à situação comunicativa, de for-
ma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais,
40 pts. de escolha de registro e de convenções da escrita já estabelecidos na
série de referência
0 = 0% Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua
0 pts. portuguesa
116 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio