Page 120 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 120
ANEXO F – MATRIZ DE CORREÇÃO DO ENEM
Descritores de correção do gênero dissertativo-argumentativo
Competência Nível Desempenho
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
5 = 100% língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais
200 pts. ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excep-
cionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua
4 = 80% portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios grama-
160 pts. ticais e de convenções da escrita.
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
I. 3 = 60% língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
Demonstrar domínio da 120 pts. gramaticais e de convenções da escrita.
modalidade escrita formal da Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da
língua escrita. 2 = 40% língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha
80 pts.
de registro e de convenções da escrita.
Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da
1 = 20% língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e
40 pts. frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de con-
venções da escrita
0 = 0% Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da
0 pts. língua portuguesa
5 = 100% Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a par-
200 pts. tir de um repertório sociocultural produtivo, e apre- senta exce-
lente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
4 = 80% Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo,
II. 160 pts. com proposição, argumentação e conclusão.
Compreender a proposta de 3 = 60% Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apre-
redação e aplicar conceitos 120 pts. senta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo,
das várias áreas de conhe- com proposição, argumentação e conclusão
cimento para desenvolver Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos mo-
o tema, dentro dos limites 2 = 40% tivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertati-
estruturais do texto disserta- 80 pts. vo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição,
tivo-argumentativo em prosa argumentação e conclusão
1 = 20% Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra do-
40 pts. mínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços
constantes de outros tipos textuais
0 = 0% Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argu-
0 pts. mentativa. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é anulada
5 = 100% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema
200 pts. proposto, de forma consistente e organizada, configurando auto-
ria, em defesa de um ponto de vista.
4 = 80% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
160 pts. de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um
III. ponto de vista.
Selecionar, relacionar, 3 = 60% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
organizar e interpretar 120 pts. limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco orga-
informações, fatos, opiniões e nizados, em defesa de um ponto de vista
argumentos em defesa de um 2 = 40% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
ponto de vista 80 pts. mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumen-
tos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
1 = 20% Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao
40 pts. tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista
0 = 0% Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao
0 pts. tema e sem defesa de um ponto de vista
120 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio