Page 120 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 120

ANEXO F – MATRIZ DE CORREÇÃO DO ENEM
                       Descritores de correção do gênero dissertativo-argumentativo
           Competência        Nível  Desempenho
                                    Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
                              5 = 100% língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais
                              200 pts. ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excep-
                                    cionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
                                    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua
                              4 = 80%  portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios grama-
                              160 pts.  ticais e de convenções da escrita.
                                    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
           I.                 3 = 60%  língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
           Demonstrar domínio da   120 pts.  gramaticais e de convenções da escrita.
           modalidade escrita formal da   Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da
           língua escrita.    2 = 40%  língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha
                               80 pts.
                                    de registro e de convenções da escrita.
                                    Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da
                              1 = 20% língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e
                               40 pts.  frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de con-
                                    venções da escrita
                               0 = 0%  Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da
                               0 pts.  língua portuguesa
                              5 = 100%  Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a par-
                              200 pts.  tir de um repertório sociocultural produtivo, e apre- senta exce-
                                    lente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
                              4 = 80%  Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
                                    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo,
           II.                160 pts.  com proposição, argumentação e conclusão.
           Compreender a proposta de   3 = 60%  Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apre-
           redação e aplicar conceitos   120 pts.  senta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo,
           das várias áreas de conhe-  com proposição, argumentação e conclusão
           cimento para desenvolver   Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos mo-
           o tema, dentro dos limites   2 = 40% tivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertati-
           estruturais do texto disserta-  80 pts.  vo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição,
           tivo-argumentativo em prosa  argumentação e conclusão
                              1 = 20%  Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra do-
                               40 pts.  mínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços
                                    constantes de outros tipos textuais
                               0 = 0%  Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argu-
                               0 pts.  mentativa. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é anulada
                              5 = 100%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema
                              200 pts.  proposto, de forma consistente e organizada, configurando auto-
                                    ria, em defesa de um ponto de vista.
                              4 = 80%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
                              160 pts.  de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um
           III.                     ponto de vista.
           Selecionar, relacionar,    3 = 60%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
           organizar e interpretar   120 pts.  limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco orga-
           informações, fatos, opiniões e   nizados, em defesa de um ponto de vista
           argumentos em defesa de um   2 = 40%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
           ponto de vista      80 pts.  mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumen-
                                    tos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
                              1 = 20% Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao
                               40 pts.  tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista
                               0 = 0%  Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao
                               0 pts.  tema e sem defesa de um ponto de vista



          120  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   115   116   117   118   119   120   121   122