Page 118 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 118

ANEXO E – MATRIZ DE CORREÇÃO DO 9º ANO DO
                      ENSINO FUNDAMENTAL À 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
                Descritores para correção do gênero de referência todos os gêneros e tipos textuais
           Competência        Nível  Desempenho
                                    Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
                              5 = 100% língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais
                              200 pts.  ou de convenções da escrita são mensurados conforme a faixa
                                    etária.
                              4 = 80%  Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da lín-
                              160 pts.  gua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios
                                    gramaticais e de convenções da escrita consolidadas nesta série.
                              3 = 60%  Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
           Norma padrão       120 pts.  língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
           Demonstrar domínio da nor-  gramaticais e de convenções da escrita esperadas para a série.
           ma padrão na modalidade   Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal
           escrita da língua portuguesa.  2 = 40%  da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de es-
                              80 pts.  colha de registro e de convenções da escrita conforme a faixa
                                    etária.
                                    Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da
                              1 = 20%  língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e
                              40 pts.  frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de con-
                                    venções da escrita
                              0 = 0%  Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da
                              0 pts.  língua portuguesa
                                    Desenvolve o tema de forma consistente, a partir de um reper-
                              5 = 100% tório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do
                              200 pts.  tipo/gênero textual proposto, com todos os elementos espera-
                                    dos.
                                    Desenvolve o tema forma consistente e apresenta bom domínio
                              4 = 80%  do tipo/gênero textual proposto. Uso superficial do repertório
                              160 pts.  sociocultural, com poucas inadequações dos elementos espe-
           Gênero proposto          rados.
           Compreender a proposta de   Desenvolve o tema de forma previsível e apresenta domínio me-
           redação e aplicar conceitos   3 = 60%  diano do tipo/gênero textual proposto, com recursos/ informa-
           das várias áreas de conhe-  120 pts.  ções limitados à coletânea ou a repertório pessoal e inadequa-
           cimento para desenvolver   ções consideráveis dos elementos esperados.
           o tema dentro dos limites   Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
           estruturais do gênero   2 = 40%  motivadores ou apresenta domínio insuficiente do tipo/gênero
           solicitado.        80 pts.  textual proposto, não atendendo à estrutura esperada.
                              1 = 20%  Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domí-
                              40 pts.  nio precário do tipo/gênero textual proposto, com traços cons-
                                    tantes de outros tipos textuais
                              0 = 0%  Fuga ao tema/não atendimento à estrutura do tipo/gênero tex-
                              0 pts.  tual proposto. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é anu-
                                    lada






          118  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122