Page 118 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 118
ANEXO E – MATRIZ DE CORREÇÃO DO 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL À 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Descritores para correção do gênero de referência todos os gêneros e tipos textuais
Competência Nível Desempenho
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
5 = 100% língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais
200 pts. ou de convenções da escrita são mensurados conforme a faixa
etária.
4 = 80% Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da lín-
160 pts. gua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios
gramaticais e de convenções da escrita consolidadas nesta série.
3 = 60% Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
Norma padrão 120 pts. língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
Demonstrar domínio da nor- gramaticais e de convenções da escrita esperadas para a série.
ma padrão na modalidade Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal
escrita da língua portuguesa. 2 = 40% da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de es-
80 pts. colha de registro e de convenções da escrita conforme a faixa
etária.
Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da
1 = 20% língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e
40 pts. frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de con-
venções da escrita
0 = 0% Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da
0 pts. língua portuguesa
Desenvolve o tema de forma consistente, a partir de um reper-
5 = 100% tório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do
200 pts. tipo/gênero textual proposto, com todos os elementos espera-
dos.
Desenvolve o tema forma consistente e apresenta bom domínio
4 = 80% do tipo/gênero textual proposto. Uso superficial do repertório
160 pts. sociocultural, com poucas inadequações dos elementos espe-
Gênero proposto rados.
Compreender a proposta de Desenvolve o tema de forma previsível e apresenta domínio me-
redação e aplicar conceitos 3 = 60% diano do tipo/gênero textual proposto, com recursos/ informa-
das várias áreas de conhe- 120 pts. ções limitados à coletânea ou a repertório pessoal e inadequa-
cimento para desenvolver ções consideráveis dos elementos esperados.
o tema dentro dos limites Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
estruturais do gênero 2 = 40% motivadores ou apresenta domínio insuficiente do tipo/gênero
solicitado. 80 pts. textual proposto, não atendendo à estrutura esperada.
1 = 20% Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domí-
40 pts. nio precário do tipo/gênero textual proposto, com traços cons-
tantes de outros tipos textuais
0 = 0% Fuga ao tema/não atendimento à estrutura do tipo/gênero tex-
0 pts. tual proposto. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é anu-
lada
118 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio