Page 119 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 119

5 = 100%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema
                              200 pts.  proposto, de forma consistente e organizada, configurando au-
                                    toria. Projeto de texto bem definido.
                              4 = 80%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
                              160 pts.  de forma organizada, com indícios de autoria. Projeto de texto
                                    com poucas falhas.
           Coerência textual
           Selecionar, relacionar,   3 = 60%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
           organizar e interpretar   120 pts.  limitados aos textos motivadores e pouco organiza- dos. Projeto
           informações, fatos, opiniões   de texto com falhas.
           e argumentos relaciona- dos   2 = 40%  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
           ao tema proposto.        mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos textos
                              80 pts.  motivadores. Ausência de projeto de texto.
                              1 = 20%  Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao
                              40 pts.  tema ou incoerentes. Tangencia o tema e/ou incoerente.
                              0 = 0%  Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao
                              0 pts.  tema ou muito incoerentes: fuga ao tema.
                              5 = 100% Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversifi-
                              200 pts.  cado de recursos coesivos. Raras repetições.
                                    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apre-
                              4 = 80%  senta repertório diversificado de recursos coesivos. Poucas re-
                              160 pts.  petições.
           Coesão textual     3 = 60%  Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequa-
           Demonstrar conhecimento   120 pts.  ções, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos co-
           dos mecanismos linguísticos   esivos. Algumas repetições.
           necessários para a constru-  2 = 40%  Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas
           ção do texto             inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coe-
                              80 pts.  sivos. Muitas repetições.
                              1 = 20%  Articula as partes do texto de forma precária. Repetição exces-
                              40 pts.  siva
                              0 = 0%  Não articula as informações. Predominância de períodos jus-
                              0 pts.  tapostos
                              5 = 100% Evidencia de forma criativa e consistente as competências éti-
                              200 pts.  co-estéticas em conformidade com os direitos humanos.
                              4 = 80%  Evidencia de forma criativa e organizada as competências ético-
                              160 pts.  -estéticas em conformidade com os direitos humanos
           Conteúdo           3 = 60%  Evidencia de forma mediana (implícita ou superficial) as com-
           Construir e mobilizar   120 pts.  petências ético-estéticas em conformidade com os direitos hu-
           valores, atitudes, linguagens   manos
           e saberes que se pautem e   Evidencia de forma insuficiente as competências ético-estéti-
           apliquem critérios de justiça  2 = 40%  cas em conformidade com os direitos humanos, sendo pouco
           social, promovendo o respeito   80 pts.  relacionada ao tema ou não articulada à discussão desenvolvida
           à diversidade, à solidarieda-  no texto
           de, à equidade e ao diálogo  Apresenta as competências ético-estéticas de forma vaga, pre-
                              1 = 20%  cária ou relacionada apenas ao assunto. Tangencia o tema. Há
                              40 pts.  indícios de inconformidade com os direitos humanos
                              0 = 0%  Não evidencia as competências ético-estéticas em conformida-
                              0 pts.  de com os direitos humanos
           Outros aspectos a serem observados:

                                 Fonte: Marista Centro-Norte, 2022



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 119
   114   115   116   117   118   119   120   121   122