Page 119 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 119
5 = 100% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema
200 pts. proposto, de forma consistente e organizada, configurando au-
toria. Projeto de texto bem definido.
4 = 80% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
160 pts. de forma organizada, com indícios de autoria. Projeto de texto
com poucas falhas.
Coerência textual
Selecionar, relacionar, 3 = 60% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
organizar e interpretar 120 pts. limitados aos textos motivadores e pouco organiza- dos. Projeto
informações, fatos, opiniões de texto com falhas.
e argumentos relaciona- dos 2 = 40% Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
ao tema proposto. mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos textos
80 pts. motivadores. Ausência de projeto de texto.
1 = 20% Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao
40 pts. tema ou incoerentes. Tangencia o tema e/ou incoerente.
0 = 0% Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao
0 pts. tema ou muito incoerentes: fuga ao tema.
5 = 100% Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversifi-
200 pts. cado de recursos coesivos. Raras repetições.
Articula as partes do texto com poucas inadequações e apre-
4 = 80% senta repertório diversificado de recursos coesivos. Poucas re-
160 pts. petições.
Coesão textual 3 = 60% Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequa-
Demonstrar conhecimento 120 pts. ções, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos co-
dos mecanismos linguísticos esivos. Algumas repetições.
necessários para a constru- 2 = 40% Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas
ção do texto inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coe-
80 pts. sivos. Muitas repetições.
1 = 20% Articula as partes do texto de forma precária. Repetição exces-
40 pts. siva
0 = 0% Não articula as informações. Predominância de períodos jus-
0 pts. tapostos
5 = 100% Evidencia de forma criativa e consistente as competências éti-
200 pts. co-estéticas em conformidade com os direitos humanos.
4 = 80% Evidencia de forma criativa e organizada as competências ético-
160 pts. -estéticas em conformidade com os direitos humanos
Conteúdo 3 = 60% Evidencia de forma mediana (implícita ou superficial) as com-
Construir e mobilizar 120 pts. petências ético-estéticas em conformidade com os direitos hu-
valores, atitudes, linguagens manos
e saberes que se pautem e Evidencia de forma insuficiente as competências ético-estéti-
apliquem critérios de justiça 2 = 40% cas em conformidade com os direitos humanos, sendo pouco
social, promovendo o respeito 80 pts. relacionada ao tema ou não articulada à discussão desenvolvida
à diversidade, à solidarieda- no texto
de, à equidade e ao diálogo Apresenta as competências ético-estéticas de forma vaga, pre-
1 = 20% cária ou relacionada apenas ao assunto. Tangencia o tema. Há
40 pts. indícios de inconformidade com os direitos humanos
0 = 0% Não evidencia as competências ético-estéticas em conformida-
0 pts. de com os direitos humanos
Outros aspectos a serem observados:
Fonte: Marista Centro-Norte, 2022
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 119