Page 117 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 117
5 = 100% Demonstra excelente domínio do gênero textual proposto, com todos
200 pts. os elementos estruturais e sociodiscursivos esperados.
Demonstra bom domínio do gênero textual proposto, com poucas
4 = 80% inadequações em relação aos elementos estruturais e sociodiscursi-
160 pts.
vos esperados.
Gênero proposto 3 = 60% Demonstra regular domínio do gênero textual proposto, com
Demonstrar domínio 120 pts. inadequações consideráveis em relação aos elementos estruturais e
da estruturação do gê- sociodiscursivos esperados.
nero textual proposto. 2 = 40% Demonstra insuficiente domínio do gênero textual proposto, não
80 pts. atendendo à estrutura básica esperada.
1 = 20% Demonstra precário domínio do gênero textual proposto com traços
40 pts. constantes de outros gêneros textuais.
0 = 0% Não atende à estrutura do gênero textual proposto
0 pts.
5 = 100% Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relaciona-
200 pts. dos ao tema proposto, de forma consistente e organizada.
4 = 80% Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relaciona-
Coerência textual 160 pts. dos ao tema proposto, de forma organizada, porém superficial.
Selecionar, relacionar,
organizar e interpre- 3 = 60% Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados
tar, de modo lógico, 120 pts. ao tema proposto, de forma consistente, porém pouco organizada.
informações, fatos, 2 = 40% Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relaciona-
opiniões e/ou 80 pts. dos ao tema proposto, mas desorganizados ou contraditórios.
argumentos relaciona-
dos ao tema proposto 1 = 20% Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos vagamente
40 pts. relacionados ao tema proposto ou incoerentes.
0 = 0% Apresenta informações, fatos, e opiniões não relacionados ao tema
0 pts. proposto, configurando fuga ao tema
Articula as partes do texto de forma excelente, apresentando
repertório diversificado de recursos coesivos previstos para a série de
5 = 100%
200 pts. referência. Há raras repetições. Apresenta todos os elementos cons-
titutivos da sequência para uma progressão lógica dos conteúdos:
introdução, desenvolvimento e conclusão.
Articula bem as partes do texto, com poucas inadequações, e apresen-
4 = 80% ta repertório diversificado de recursos coesivos previstos para a série
160 pts. de referência. Há poucas repetições. Falta um dos elementos consti-
tutivos da sequência para uma progressão lógica dos conteúdos.
Coesão textual
Demonstrar conheci- Articula as partes do texto de forma regular, com algumas inadequa-
mento dos meca- 3 = 60% ções, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos
nismos linguísticos 120 pts. previstos para a série de referência. Há algumas repetições. Faltam
dois dos elementos constitutivos da sequência para uma progressão
necessários para a lógica dos conteúdos.
progressão temática
Articula as partes do texto de forma insuficiente com muitas inade-
2 = 40% quações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos previs-
80 pts. tos para a série de referência. Há muitas repetições. Não há sequência
para uma progressão lógica dos conteúdos.
1 = 20% Articula as partes do texto de forma precária. Há repetição excessiva
40 pts.
0 = 0% Não articula as informações. Há predominância de períodos justa-
0 pts. postos
Outros aspectos a serem observados:
Fonte: Marista Centro-Norte, 2022
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 117