Page 117 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 117

5 = 100% Demonstra excelente domínio do gênero textual proposto, com todos
                          200 pts.  os elementos estruturais e sociodiscursivos esperados.
                                 Demonstra bom domínio do gênero textual proposto, com poucas
                           4 = 80%  inadequações em relação aos elementos estruturais e sociodiscursi-
                          160 pts.
                                 vos esperados.
           Gênero proposto  3 = 60%  Demonstra regular domínio do gênero textual proposto, com
           Demonstrar domínio   120 pts.  inadequações consideráveis em relação aos elementos estruturais e
           da estruturação do gê-  sociodiscursivos esperados.
           nero textual proposto.  2 = 40%  Demonstra insuficiente domínio do gênero textual proposto, não
                           80 pts.  atendendo à estrutura básica esperada.
                           1 = 20%  Demonstra precário domínio do gênero textual proposto com traços
                           40 pts.  constantes de outros gêneros textuais.
                           0 = 0%  Não atende à estrutura do gênero textual proposto
                           0 pts.
                          5 = 100% Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relaciona-
                          200 pts.  dos ao tema proposto, de forma consistente e organizada.
                           4 = 80%  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relaciona-
           Coerência textual  160 pts.  dos ao tema proposto, de forma organizada, porém superficial.
           Selecionar, relacionar,
           organizar e interpre-  3 = 60%  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados
           tar, de modo lógico,   120 pts.  ao tema proposto, de forma consistente, porém pouco organizada.
           informações, fatos,   2 = 40%  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relaciona-
           opiniões e/ou   80 pts.  dos ao tema proposto, mas desorganizados ou contraditórios.
           argumentos relaciona-
           dos ao tema proposto  1 = 20%  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos vagamente
                           40 pts.  relacionados ao tema proposto ou incoerentes.
                           0 = 0%  Apresenta informações, fatos, e opiniões não relacionados ao tema
                           0 pts.  proposto, configurando fuga ao tema
                                 Articula as partes do texto de forma excelente, apresentando
                                 repertório diversificado de recursos coesivos previstos para a série de
                          5 = 100%
                          200 pts.  referência. Há raras repetições. Apresenta todos os elementos cons-
                                 titutivos da sequência para uma progressão lógica dos conteúdos:
                                 introdução, desenvolvimento e conclusão.
                                 Articula bem as partes do texto, com poucas inadequações, e apresen-
                           4 = 80%  ta repertório diversificado de recursos coesivos previstos para a série
                          160 pts.  de referência. Há poucas repetições. Falta um dos elementos consti-
                                 tutivos da sequência para uma progressão lógica dos conteúdos.
           Coesão textual
           Demonstrar conheci-   Articula as partes do texto de forma regular, com algumas inadequa-
           mento dos meca-  3 = 60%  ções, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos
           nismos linguísticos   120 pts.  previstos para a série de referência. Há algumas repetições. Faltam
                                 dois dos elementos constitutivos da sequência para uma progressão
           necessários para a    lógica dos conteúdos.
           progressão temática
                                 Articula as partes do texto de forma insuficiente com muitas inade-
                           2 = 40%  quações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos previs-
                           80 pts.  tos para a série de referência. Há muitas repetições. Não há sequência
                                 para uma progressão lógica dos conteúdos.
                           1 = 20%  Articula as partes do texto de forma precária. Há repetição excessiva
                           40 pts.
                           0 = 0%  Não articula as informações. Há predominância de períodos justa-
                           0 pts.  postos
           Outros aspectos a serem observados:


                                 Fonte: Marista Centro-Norte, 2022

                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 117
   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122