Page 112 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 112

LIBÂNEO, J.C. e ALVES, N. (orgs). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo.
          São Paulo: Cortez, 2012.
          LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: LIBÂNEO, J.C. e ALVES, N. (orgs).
          Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
          LUSTOSA, Maria Anita; PIRES, Márcia Gardênia. O desemprego estrutural no contexto do
          capitalismo global contemporâneo à luz da teoria de Žižek. Profanações, v. 4, n. 2, p. 207-218, 2017.
          MENDÉZ, J. M. A. O currículo como marco de referência para a avaliação educativa. In:
          SACRISTÁN, J. G.(org). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p.
          299-313.
          MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão
          de projetos educacionais. Editora Vozes Limitada, 2017.
          MOURA, M. O. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Amélia D. e
          CARVALHO, Maria P. (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média.
          Reimpressão da 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
          PERRENOUD, Phillippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas
          sociológicas. 1993.
          PONTES, D. F.; SANTOS, M. L. B. (Orgs.) Diretrizes de avaliação da aprendizagem: ensino
          fundamental e ensino médio. Brasília, UBEE, 2020
          SOARES, R. M.; CAMPOS JR., H. S. Diretrizes para Produção Textual (Diretrizes Curriculares
          Maristas). Brasília: UBEE, 2018.
          SOUZA, Denise; VERGOTTINI, Viviane; BERNINI, Denise Simões Dupont. Educação dos
          tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre
          EDUSCRUM. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de
          Informática na Educação-SBIE). 2018. p. 51.
          STEVENS, Dannelle D., and LEVI, Antonia J. Introduction to rubrics: An assessment tool to
          save grading time, convey effective feedback, and promote student learning. Stylus Publishing,
          LLC, 2013.
          STREHL, L.; Teoria Das Múltiplas Inteligências De Howard Gardner: Breve Resenha e
          Reflexões Críticas. Trabalho apresentado com requisito parcial para a conclusão da disciplina
          Seminário sobre Ensino de Comunicação e Informação, 2000. Disponível em: <http://www.
          gradadm.ifsc.usp.br/dados/20152/SLC0631-1/Trabalho_tipos_inteligencia.pdf>  Acesso  em:
          13/12/2020.
          STRONG, John R. Adapting Pfeiffer and Jones’ Experiential Learning Model for Classroom
          Use. 1993.
          União Marista do Brasil (UMBRASIL). Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de
          conceber a Educação Básica. União Marista do Brasil: Brasília, 2010.
          União Marista do Brasil (UMBRASIL). Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil
          Marista: área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 4 ed. Curitiba: PUCPRESS, 2021.



          112  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116   117