Page 108 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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QUADRO 44: COMPOSIÇÃO DA NOTA/RECUPERAÇÃO
SISTEMA 10-10-10
1ª Etapa (trimestre) 2ª Etapa (trimestre) 3ª Etapa (trimestre)
Serão distribuídos 10 pontos. Serão distribuídos 10 pontos. Serão distribuídos 10 pontos.
70% de 10 = 7 Será considerado aprovado no Será considerado aprovado no
trimestre o estudante com média ano letivo o estudante com média
Será considerado aprovado no de 70% cumulativa. de 70% cumulativa.
trimestre o estudante com pontu-
ação maior ou igual a 7 pontos. Composição da nota: Composição da nota:
1ª etapa = 10 1ª etapa = 10
2ª etapa = 10 2ª etapa = 10
3ª etapa= 10
Acumulado:
10 + 10 = 20 Acumulado
70% de 20 = 14 (20 + 10) ÷ 3 = 10
70% de 10 = 7
Estudante com média maior ou Estudante com média maior ou
igual a 14 pontos é considerado igual a 7 pontos é considerado
aprovado para a etapa. aprovado no ano letivo.
Será considerado em recuperação
Será considerado em recuperação no trimestre o estudante com Será considerado em recuperação
no trimestre o estudante com pontuação menor que 14 pontos final o estudante com pontuação
pontuação menor que 7 pontos. menor que 7 pontos na etapa.
ao final da 2ª etapa.
Os estudantes que obtiverem resultado superior à média do trimestre na recuperação terão lançados
no sistema o valor representativo a 70% da nota do trimestre.
Exemplo: Na recuperação do 1º trimestre, se o estudante obteve 10 pontos, será lançado no sistema de
notas o valor de 7 pontos. Caso o resultado final da recuperação das etapas letivas seja inferior ao resultado
obtido anteriormente pelo educando, prevalecerá a maior nota.
Fonte: GSE, 2020
Caberá à unidade escolar desenvolver estratégias que permitam o melhor desenvolvimento
do estudante no processo de recuperação processual e/ou final, considerando que essa
ocorrerá por componente curricular e com atribuição de nota (com exceção dos estudantes
NEE, que são acompanhados pelo PEI). O educando realizará os trabalhos e as provas no colégio,
em horários previamente estabelecidos, salvo em casos previstos em lei que permitam a
realização de atividades avaliativas em outros espaços.
108 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio