Page 104 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 104

Dessa forma, para exemplificar os tipos de rubricas desejadas e não desejadas, apresentamos
          a tabela abaixo, onde as três primeiras rubricas são as que melhor descrevem os objetivos e
          habilidades a serem desenvolvidos no 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e as demais
          apresentam o que se pretende evitar em termos de construção subjetiva e inadequada.
                       QUADRO 41: RUBRICAS DESEJADAS E NÃO DESEJADAS

           Ano/Série    2 º EFAI
                        (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e
           Habilidade BNCC  frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as
                        plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
           Verbo da taxono-  Identificar/Analisar
           mia de Bloom
                        A            B            C            D
                        Aponta correta-  Aponta a maioria   Aponta algumas   Aponta poucas
                        mente as principais  das partes de uma   partes da planta e   partes da planta
                        partes da planta   planta utilizando   apresenta desenho  e não realiza o
                        apoiando-se em   desenhos próprios. simples.  desenho correto da
                        desenhos esque-                        planta.
                        máticos e desenhos
                        próprios.
                        Nível 4      Nível 3      Nível 2      Nível 1
           Descrições
           possíveis para   Reconhece a im-  Compreende a   Entende superfi-  Não relaciona a
           desenvolvimento   portância da planta  importância das   cialmente a impor-  importância das
           de rubrica   e explica a relação   plantas e associa   tância das plantas e  plantas a suas
                        entre frutos e   frutos e sementes.  reconhece frutos e   funções. Nem
                        sementes.                 sementes.    sempre reconhece
                                                               frutos e sementes.
                        4            3            2            1
                        Diferencia as   Reconhece as   Aponta algumas   Demonstra pouca
                        partes da planta   partes da planta e   partes da planta   compreensão das
                        e suas funções   a maioria de suas   e reconhece uma   partes da planta e
                        corretamente.  funções.   função.      nenhuma função
                                                               relacionada.
           Construções de
           rubricas a serem
           evitadas
                        Demonstra com-  Demonstra boa   Em desenvolvi-  Não alcançou a
                        preensão plena  compreensão  mento     expectativa
                        Especialista  Avançado    Aprendiz     Iniciante
                        Descreve a impor-  Reconhece e iden-  Entende a impor-  Identifica plantas
                        tância das plantas   tifica as plantas   tância das plantas   na alimenta-
                        como base da   como base da   na alimentação.  ção, porém não
                        alimentação.  alimentação.             reconhece sua
                                                               importância.
                        Ótimo        Bom          Regular      Ruim
                        Compreende e   Entende a maioria   Entende pouco   Não compreende as
                        descreve as partes   das partes das   sobre as partes das  partes das plantas e
                        da planta e suas   plantas e quase   plantas e funções.  suas funções.
                        funções.     todas suas funções.

                                 Fonte: Elaborada pela GSE (2023)



          104  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   99   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109