Page 104 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 104
Dessa forma, para exemplificar os tipos de rubricas desejadas e não desejadas, apresentamos
a tabela abaixo, onde as três primeiras rubricas são as que melhor descrevem os objetivos e
habilidades a serem desenvolvidos no 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e as demais
apresentam o que se pretende evitar em termos de construção subjetiva e inadequada.
QUADRO 41: RUBRICAS DESEJADAS E NÃO DESEJADAS
Ano/Série 2 º EFAI
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e
Habilidade BNCC frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as
plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Verbo da taxono- Identificar/Analisar
mia de Bloom
A B C D
Aponta correta- Aponta a maioria Aponta algumas Aponta poucas
mente as principais das partes de uma partes da planta e partes da planta
partes da planta planta utilizando apresenta desenho e não realiza o
apoiando-se em desenhos próprios. simples. desenho correto da
desenhos esque- planta.
máticos e desenhos
próprios.
Nível 4 Nível 3 Nível 2 Nível 1
Descrições
possíveis para Reconhece a im- Compreende a Entende superfi- Não relaciona a
desenvolvimento portância da planta importância das cialmente a impor- importância das
de rubrica e explica a relação plantas e associa tância das plantas e plantas a suas
entre frutos e frutos e sementes. reconhece frutos e funções. Nem
sementes. sementes. sempre reconhece
frutos e sementes.
4 3 2 1
Diferencia as Reconhece as Aponta algumas Demonstra pouca
partes da planta partes da planta e partes da planta compreensão das
e suas funções a maioria de suas e reconhece uma partes da planta e
corretamente. funções. função. nenhuma função
relacionada.
Construções de
rubricas a serem
evitadas
Demonstra com- Demonstra boa Em desenvolvi- Não alcançou a
preensão plena compreensão mento expectativa
Especialista Avançado Aprendiz Iniciante
Descreve a impor- Reconhece e iden- Entende a impor- Identifica plantas
tância das plantas tifica as plantas tância das plantas na alimenta-
como base da como base da na alimentação. ção, porém não
alimentação. alimentação. reconhece sua
importância.
Ótimo Bom Regular Ruim
Compreende e Entende a maioria Entende pouco Não compreende as
descreve as partes das partes das sobre as partes das partes das plantas e
da planta e suas plantas e quase plantas e funções. suas funções.
funções. todas suas funções.
Fonte: Elaborada pela GSE (2023)
104 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio