Page 98 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 98
QUADRO 37: MODELO DE RUBRICA ANALÍTICA
Habilidade-alvo: 6º ano Matriz Marista - Resolver e elaborar problemas do cotidiano que envolvam cálculo
do perímetro de polígonos, usando medidas de comprimento e o cálculo da área de quadriláteros e triângulos,
por meio de composição e decomposição de figuras e da contagem.
Critérios 4 3 2 1
Participar com o gru- Demonstrou Demonstrou bom Demonstrou algum Demonstrou
po e discutir ideias entendimento entendimento dos entendimento das pouco entendi-
dos cálculos de cálculos de área. transformações mento do tema.
comprimento e Contribuiu com envolvendo área. Participou como
área. Trouxe novas algumas ideias. Participou dos ouvinte no
ideias no diálogo Participou do diálogos quando diálogo, não con-
com seus pares. diálogo com seus solicitado. tribuindo com
Participou de for- colegas. ideias novas.
ma ativa apresen-
tando e discutindo
as ideias.
Construir maquete Utilizou de forma Demonstrou co- Demonstrou co- Reconhece
utilizando conceitos adequada o conhe- nhecimento básico nhecimento básico parcialmente os
de medida (escala, cimento básico de de Plano Carte- de Plano Cartesia- conhecimentos
transformação de Plano Cartesiano, siano, Campos no, e desenvolveu básicos de Plano
medida) Campos Aditivos aditivos e Multipli- parcialmente a Cartesiano, apre-
e Multiplicativos cativos, aplicando aplicação dos sentando dúvidas
e a aplicação deles corretamente os Campos aditivos na aplicação dos
de acordo com saberes na maior e Multiplicativos Campos aditivos
a construção da parte do tempo na construção da e Multiplicati-
maquete. para construir a maquete. vos durante a
maquete. construção da
maquete.
Apresentação da Desenvolveu apre- Realizou apresen- Apresentou a A apresentação
maquete (explicação sentação relevante tação completa, maquete de forma realizada foi
para o grande grupo) e adequada com abordando as sucinta e básica básica e as con-
todas as informa- conclusões e apresentou clusões trazidas
ções e comentários apresentadas fa- conclusões pouco não integravam
pertinentes para zendo comentários comentadas. a proposta da
a construção da contextualizados maquete.
maquete e adequa- sobre as medidas
ção das medidas apresentadas.
adotadas.
Fonte: Elaborado pela GSE (2023)
Percebe-se, portanto, a partir da rubrica apresentada acima, que cada um dos critérios deve ser
avaliado individualmente na rubrica analítica, o que permite compreender os estágios e etapas
de desenvolvimento da atividade em construção.
98 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio