Page 98 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 98

QUADRO 37: MODELO DE RUBRICA ANALÍTICA

           Habilidade-alvo: 6º ano Matriz Marista - Resolver e elaborar problemas do cotidiano que envolvam cálculo
           do perímetro de polígonos, usando medidas de comprimento e o cálculo da área de quadriláteros e triângulos,
           por meio de composição e decomposição de figuras e da contagem.
           Critérios           4            3            2           1
           Participar com o gru- Demonstrou   Demonstrou bom   Demonstrou algum  Demonstrou
           po e discutir ideias  entendimento   entendimento dos   entendimento das   pouco entendi-
                         dos cálculos de   cálculos de área.   transformações   mento do tema.
                         comprimento e   Contribuiu com   envolvendo área.   Participou como
                         área. Trouxe novas  algumas ideias.   Participou dos   ouvinte no
                         ideias no diálogo   Participou do   diálogos quando   diálogo, não con-
                         com seus pares.   diálogo com seus   solicitado.  tribuindo com
                         Participou de for-  colegas.           ideias novas.
                         ma ativa apresen-
                         tando e discutindo
                         as ideias.
           Construir maquete   Utilizou de forma   Demonstrou co-  Demonstrou co-  Reconhece
           utilizando conceitos  adequada o conhe-  nhecimento básico  nhecimento básico  parcialmente os
           de medida (escala,   cimento básico de   de Plano Carte-  de Plano Cartesia-  conhecimentos
           transformação de   Plano Cartesiano,   siano, Campos   no, e desenvolveu   básicos de Plano
           medida)       Campos Aditivos   aditivos e Multipli- parcialmente a   Cartesiano, apre-
                         e Multiplicativos   cativos, aplicando   aplicação dos   sentando dúvidas
                         e a aplicação deles   corretamente os   Campos aditivos   na aplicação dos
                         de acordo com   saberes na maior   e Multiplicativos   Campos aditivos
                         a construção da   parte do tempo   na construção da   e Multiplicati-
                         maquete.     para construir a   maquete.  vos durante a
                                      maquete.                  construção da
                                                                maquete.
           Apresentação da   Desenvolveu apre-  Realizou apresen-  Apresentou a   A apresentação
           maquete (explicação  sentação relevante  tação completa,   maquete de forma   realizada foi
           para o grande grupo)  e adequada com   abordando as   sucinta e básica   básica e as con-
                         todas as informa-  conclusões   e apresentou   clusões trazidas
                         ções e comentários  apresentadas fa-  conclusões pouco   não integravam
                         pertinentes para   zendo comentários  comentadas.  a proposta da
                         a construção da   contextualizados     maquete.
                         maquete e adequa-  sobre as medidas
                         ção das medidas   apresentadas.
                         adotadas.
                                 Fonte: Elaborado pela GSE (2023)

          Percebe-se, portanto, a partir da rubrica apresentada acima, que cada um dos critérios deve ser
          avaliado individualmente na rubrica analítica, o que permite compreender os estágios e etapas
          de desenvolvimento da atividade em construção.







           98  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103