Page 9 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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1.  Sistema de Avaliação da Aprendizagem

               para o Ensino Fundamental

               e Ensino Médio


          Ao avançar na vivência de experiências iniciadas na Educação Infantil, a criança aprofunda
          seu conhecimento sobre os objetos físicos, sobre a personalidade individual e do outro,
          sobre mecanismos das relações sociais. Compreende-se que nessa etapa da vida escolar do
          estudante, as múltiplas capacidades cognitivas devem ser desenvolvidas devido à rápida
          maturação das estruturas neurológicas. Por esse motivo, é importante estimular a criança
          nos diversos campos do conhecimento. É nessa fase da escolaridade que se aprofundam os
          níveis de conhecimento. Neste contexto, cabe à escola mediar os conhecimentos necessários
          a novos olhares para o mundo.
          Quando estimuladas, crianças de 6 a 10 anos tendem a demonstrar desenvolvimento na capa-
          cidade de decidir, acolher e elaborar resoluções para problemas condizentes com a faixa etária.
          Até os 7 anos, a capacidade de linguagem desenvolve-se de forma significativa, podendo levar
          os adultos, que desconhecem o processo de ensino de linguagem, a pensar que os estudantes
          conseguem compreender conceitos mais complexos; neste sentido, ao se propor uma atividade
          avaliativa, é necessário que o estudante tenha o desenvolvimento da linguagem considerado
          no processo. Seu interesse por causas e fenômenos são ainda criações simbólicas, não tendo
          habilidade para simultaneidade de pontos de vista.
          Entre 7 e 9 anos, os estudantes conseguem compreender “o ponto de vista do outro”, embora
          não seja pertinente lhes apresentar situações complexas como objeto de estudo. A partir de
          9 anos, já conseguem perceber e pensar o mundo devido à habilidade de conservação, sendo
          capaz de compreender a parte e o todo. Ao final dessa fase, a criança torna-se muito criativa e
          está orientada ao pensamento crítico, o que favorece o desenvolvimento pessoal da visão de
          mundo. Brincadeiras e jogos, quando desenvolvidos com objetivo pedagógico, podem desper-
          tar a criatividade, a argumentação, a consciência de si e do outro, aspectos imprescindíveis para
          a maturidade progressiva no pensamento conceitual e no uso das ideias para a importante fase
          que está por vir.
          1.1 Descrição dos Métodos de Avaliação
          Avaliação somativa: em formato de teste ou prova, tem como objetivo avaliar os resultados da
          aprendizagem ao término de determinado processo educacional. (PONTES; SANTOS, 2020)
          Avaliação diversificada: atividade única ou conjunto de diferentes estratégias desenvolvidas
          no cotidiano da sala de aula, dentro de critérios previamente definidos, que se distinguem de
          exames ou provas escritas. São exemplos de avaliação diversificada: projetos temáticos ou
          interdisciplinares, mapas mentais, produções artísticas, construções de protótipos, seminários,
          saraus, dramatizações, portfólios, entre outros. Sugerimos a continuidade das formações de
          equipe técnica e docentes sobre projetos pedagógicos, rubricas e demais eixos estruturantes
          da Matriz Marista.



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