Page 12 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 12

QUADRO 02: QUADRO AVALIATIVO DO 2º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 10-10-10
                                                  Descrição      Nota das 3
             Componente Curricular  Código Lyceum
                                                  avaliação     etapas letivas
                                                   Avaliação
               Língua Portuguesa      Av1                           4
                Língua Inglesa                    diversificada
                 Matemática           Av2       Avaliação somativa  4
                  Ciências
                  História
                  Geografia           Av3       Projeto pedagógico  2

                                                   Avaliação
                                      Av1                           8
                    Arte                          diversificada
                Ensino Religioso                   Projetos
                                      Av2                           2
                                                  Pedagógicos
                Educação Física                    Avaliação
              Educação Tecnológica    Av1         diversificada     10
                                 Fonte: Autoria própria (2023)

          As atividades que irão compor a Av1 devem possuir caráter formativo, que possibilitem aos
          estudantes compreenderem a avaliação como parte de seu processo de aprendizagem. A Av1
          busca promover a criatividade do docente marista e o trabalho em equipe, por isso, sugere-se
          a realização de avaliações interdisciplinares, construção de mapas conceituais, realização de
          relatórios, gráficos e infográficos que respeitem a faixa etária e a maturidade dos estudantes,
          entre outros modelos avaliativos. É fortemente recomendável que a Av1 conte com atividades
          relacionadas à resolução de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento Maker.
          Para as disciplinas com uma aula por semana, a atividade Av1 não deverá ser somativa,
          podendo dar lugar a um conjunto de atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no
          sistema neste campo.
          Para os componentes curriculares com maior carga horária (Língua Portuguesa, Língua
          Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia), a atividade avaliativa Av2 é somativa em
          formato de teste ou prova, isto é, tem como objetivo avaliar os resultados da aprendizagem ao
          término de determinado processo educacional. A atividade deverá apresentar 20% de questões
          objetivas e 80% de questões discursivas. Para favorecer a análise didático-pedagógica dos
          instrumentos avaliativos pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações somativas deverão
          ser enviadas pelos educadores aos respectivos, gestores apresentando gabarito para as
          questões objetivas e discursivas. A formulação do gabarito para as questões discursivas valida-
          rá se, de fato, o comando da questão atende com excelência a habilidade avaliada.



           12  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17