Page 10 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 10
Avaliação interdisciplinar (Simulados): provas escritas que contemplam questões ou itens pre-
dominantemente objetivos de todas as áreas de conhecimento e componentes curriculares,
geralmente em formatos que simulam avaliações externas como ENEM e SAEB.
Projetos pedagógicos: no trabalho com projetos, as atividades são organizadas com o intuito de
situar a concepção e as práticas educativas na escola, buscando compreender e construir res-
postas possíveis diante do conhecimento e das mudanças sociais. (UMBRASIL, 2010). As áreas/
componentes que não estiverem contempladas nas Mostras ou Projetos ONU, deverão realizar
projetos diversificados.
a) Mostras Maristas: eventos que promovem a aprendizagem experiencial, como
culminância dos projetos desenvolvidos internamente em cada unidade. As mos-
tras deverão ser realizadas no 1º e 3º trimestre, com datas à escolha da unidade
Mostra A: Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura.
Mostra B: Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação.
Eventos estes coordenados pelas áreas de Linguagens e Códigos e Ciências da
Natureza e Matemática, respectivamente.
OBS: Para a Educação Infantil, as mostras são as culminâncias dos projetos
desenvolvidos ao longo do percurso escolar.
b) Projetos Pedagógicos: Assembleia dos Comitês da ONU Marista, Conferência
das Partes Marista (COP M) e Simulação Internacional Marista (SIM). Esses
projetos são coordenados pela área de Ciências Humanas, juntamente com as
demais áreas e equipe técnica da unidade que reproduz os debates realizados
por conferências internacionais promovidos pela Organização das Nações
Unidas (ONU). Esses projetos deverão ser realizados no 2º trimestre.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º), o debate será voltado, espe-
cificamente, para a Assembleia dos Comitês da ONU. O Comitê da ONU é um
importante fórum para discussão e resolução de questões globais, tendo um
papel fundamental na promoção do diálogo e da cooperação internacional,
assim, os estudantes terão oportunidade de refletir e discutir sobre essas reso-
luções em comparativo com problemas locais fundamentados nos ODS.
No Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 8º ano), o projeto deverá estar arti-
culado com a perspectiva da Internacionalização e Direitos Humanos, especi-
ficamente, com a organização da Conferência das Partes (COP). Esse projeto
tem o objetivo de evidenciar o debate e o acompanhamento das mudanças
climáticas por meio de uma simulação. Os estudantes representarão chefes de
Estado, ONGs e empresas do setor privado internacional, tendo como base de
suas discussões os ODS.
Para o 9º ano e Ensino Médio (até a 2ª série), o projeto da Simulação Marista
(SIM) é voltado para o protagonismo dos estudantes, buscando o desenvolvi-
mento da oratória, debate e posicionamento de opinião. Nesse projeto, os es-
tudantes devem realizar pesquisas que fundamentam suas posições enquan-
to representantes de interesses globais, assumindo um caráter abrangente e
atendendo o contexto geopolítico atual a partir da apresentação das necessi-
dades especificas de cada país ou continente, levantando reflexões e debates
acerca de política, sociedade, economia, saúde e meio ambiente.
10 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio