Page 8 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 8
Ter uma concepção de avaliação da aprendizagem coerente com os princípios do Projeto
Educativo e das Matrizes Curriculares, e que respeite as fases de aprendizagem dos nossos
estudantes, é essencial para garantir a qualidade do serviço educacional do Marista Centro-
-Norte. A pluralidade é uma característica da nossa estrutura devido à abrangência nas quatro
regiões do Brasil, porém o avanço da caminhada em rede requer diálogos, parcerias e alinha-
mentos de processos básicos que hoje estão ocorrendo de diversas formas.
É no planejamento que são definidos os processos pedagógicos que serão avaliados durante
todas as etapas do ano letivo. No Brasil Marista, as Matrizes Curriculares são balizadoras do
trabalho docente, demonstrando caminhos para a mediação do processo de ensino e aprendi-
zagem. Por meio das nossas matrizes, fica evidente a necessidade de uma avaliação integral do
estudante em todas as áreas do conhecimento.
À luz da estrutura das Matrizes Maristas, torna-se imperioso que o processo avaliativo abarque
as competências e habilidades inerentes ao exercício docente. Com efeito, no ensejo da cons-
trução e formulação dos instrumentos avaliativos, é premente que o educador apreenda e con-
sidere as habilidades que necessita avaliar para selecionar estratégias consonantes com o nível
conceitual demandado à formação dos estudantes. Consequentemente, os momentos avalia-
tivos e suas estratégias devem ser construídos contemplando os eixos estruturantes das áreas
de conhecimento, os componentes curriculares, os objetos de estudo e os conteúdos nucleares.
Nesse sentido, a segunda edição das diretrizes de avaliação na aprendizagem deve ser vista
como uma oportunidade de aprimorar a prática avaliativa, de forma a promover uma edu-
cação de qualidade, que atenda às necessidades dos estudantes e da sociedade. Para isso,
é fundamental contar com a participação de especialistas na área educacional e ouvir as
opiniões e sugestões de educadores e gestores escolares, a fim de garantir a eficácia das
orientações propostas.
8 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio