Page 13 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A atividade avaliativa Av3 representa um projeto que dialoga diretamente com o Projeto Po-
lítico-Pedagógico-Pastoral do Marista que as unidades deverão desenvolver em cada uma das
etapas letivas. A formatação desses projetos, os seus objetivos e as metodologias serão apre-
sentados nas próximas seções deste documento. A pontuação obtida pelos estudantes, em
cada projeto, valerá para todos os componentes curriculares da série, mesmo que os trabalhos
tenham sido coordenados por professores de uma área específica. Com o intuito de garantir
uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas
pelos participantes, é fundamental a atuação dos Vice-diretores Educacionais, dos Coordena-
dores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área, acompanhando os processos de elaboração
e execução dos projetos institucionais, garantindo com isso a execução das etapas nos prazos
pré-estabelecidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que
os estudantes possam de fato desenvolver as habilidades e competências associadas às propos-
tas pedagógicas de cada projeto. Vale ressaltar que, na semana de culminância de cada um dos
projetos, as unidades deverão evitar a aplicação de provas somativas, para garantir a dedicação
dos estudantes e não prejudicar a qualidade das aulas no período.
A ordem das Mostras pode ser definida de acordo com as características locais de cada uma
das unidades. Considere que a ordem a ser apresentada adiante é apenas uma sugestão de
organização. Durante a primeira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de
Conhecimento, Arte e Cultura. No decorrer da segunda etapa, as unidades poderão desenvolver
os projetos relacionados a ONU, para os estudantes de 2º ao 5º ano, trata-se da Assembleia dos
Comitês. Na terceira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de Empreende-
dorismo Social, Ciência e Inovação.
Em todas as etapas, o desempenho coletivo do grupo deverá ser avaliado em 50% da nota total
e os outros 50% serão destinados à avaliação individual dos componentes do grupo. Espera-se,
com isso, a valoração do trabalho em grupo e do desenvolvimento de lideranças, estimulando
também o protagonismo estudantil em cada um dos participantes. Como sugestão, a temática
das mostras poderá estar associada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
formulado pelas Organização das Nações Unidas.
Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de 70% dos pontos
distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição de recuperação trimestral e
deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade avaliativa de recuperação . 1
1.3 Sistema Avaliativo para o 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
É no Ensino Fundamental Anos Finais que os estudantes aprendem a trabalhar com suas
emoções, fortalecem os laços de amizade e relacionamento, começam a perceber o mundo
além do olhar familiar e iniciam a construção de suas próprias visões da realidade. Na adoles-
cência, eles constroem seus círculos de amizade, identificação e posicionamento social, cons-
tituindo assim um terreno fértil para uma pedagogia que possibilite a formação de um cidadão
que se engaje para o bem comum. De acordo com as premissas que preconizam a formação
integral, as Matrizes Maristas também atribuem a esse segmento um conjunto de competências
e habilidades que contribuirão para que o estudante consiga responder, de modo criativo, crítico
e curioso, aos inúmeros desafios que a vida em sociedade propõe.
1 Para as unidades socioeducacionais da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 13