Page 13 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A atividade avaliativa Av3 representa um projeto que dialoga diretamente com o Projeto Po-
          lítico-Pedagógico-Pastoral do Marista que as unidades deverão desenvolver em cada uma das
          etapas letivas. A formatação desses projetos, os seus objetivos e as metodologias serão apre-
          sentados nas próximas seções deste documento. A pontuação obtida pelos estudantes, em
          cada projeto, valerá para todos os componentes curriculares da série, mesmo que os trabalhos
          tenham sido coordenados por professores de uma área específica. Com o intuito de garantir
          uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas
          pelos participantes, é fundamental a atuação dos Vice-diretores Educacionais, dos Coordena-
          dores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área, acompanhando os processos de elaboração
          e execução dos projetos institucionais, garantindo com isso a execução das etapas nos prazos
          pré-estabelecidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que
          os estudantes possam de fato desenvolver as habilidades e competências associadas às propos-
          tas pedagógicas de cada projeto. Vale ressaltar que, na semana de culminância de cada um dos
          projetos, as unidades deverão evitar a aplicação de provas somativas, para garantir a dedicação
          dos estudantes e não prejudicar a qualidade das aulas no período.
          A ordem das Mostras pode ser definida de acordo com as características locais de cada uma
          das unidades. Considere que a ordem a ser apresentada adiante é apenas uma sugestão de
          organização. Durante a primeira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de
          Conhecimento, Arte e Cultura. No decorrer da segunda etapa, as unidades poderão desenvolver
          os projetos relacionados a ONU, para os estudantes de 2º ao 5º ano, trata-se da Assembleia dos
          Comitês. Na terceira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de Empreende-
          dorismo Social, Ciência e Inovação.
          Em todas as etapas, o desempenho coletivo do grupo deverá ser avaliado em 50% da nota total
          e os outros 50% serão destinados à avaliação individual dos componentes do grupo. Espera-se,
          com isso, a valoração do trabalho em grupo e do desenvolvimento de lideranças, estimulando
          também o protagonismo estudantil em cada um dos participantes. Como sugestão, a temática
          das mostras poderá estar associada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
          formulado pelas Organização das Nações Unidas.
          Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de 70% dos pontos
          distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição de recuperação trimestral e
          deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade avaliativa de recuperação . 1
          1.3 Sistema Avaliativo para o 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
          É no Ensino Fundamental Anos Finais que os estudantes aprendem a trabalhar com suas
          emoções, fortalecem os laços de amizade e relacionamento, começam a perceber o mundo
          além do olhar familiar e iniciam a construção de suas próprias visões da realidade. Na adoles-
          cência, eles constroem seus círculos de amizade, identificação e posicionamento social, cons-
          tituindo assim um terreno fértil para uma pedagogia que possibilite a formação de um cidadão
          que se engaje para o bem comum. De acordo com as premissas que preconizam a formação
          integral, as Matrizes Maristas também atribuem a esse segmento um conjunto de competências
          e habilidades que contribuirão para que o estudante consiga responder, de modo criativo, crítico
          e curioso, aos inúmeros desafios que a vida em sociedade propõe.


          1  Para as unidades socioeducacionais da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  13
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