Page 15 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 15

QUADRO 04: QUADRO AVALIATIVO DO 6º AO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 10-10-10

                                                  Descrição      Nota das 3
             Componente Curricular  Código Lyceum
                                                  avaliação     etapas letivas
               Língua Portuguesa      Av1          Avaliação        4
                Língua Inglesa                    diversificada
                 Matemática
                  Ciências            Av2       Avaliação somativa  4
                  História
                  Geografia           Av3       Projeto pedagógico  2
                                                   Avaliação
                    Arte              Av1         diversificada     8
                Ensino Religioso
                Produção textual      Av2       Avaliação somativa  2
                Educação Física                    Avaliação
                Interioridade e       Av1         diversificada     10
                Projeto de Vida
                                 Fonte: Autoria própria (2023)
          As atividades que irão compor a Av1 (diversificada) buscam contribuir com a realização de uma
          avaliação interdisciplinar de caráter formativo, que possibilite aos estudantes compreenderem
          a avaliação como parte de seu processo de aprendizagem. A Av1 deve colaborar para que o
          estudante reflita sobre sua caminhada acadêmica e se torne protagonista de seu processo de
          aprendizagem. A Av1 também busca promover a criatividade do docente marista e o trabalho
          em equipe, por isso, sugere-se avaliações interdisciplinares, construção de mapas conceituais,
          aplicação de simulados que respeitem a faixa etária e a maturidade dos estudantes, entre outras
          metodologias avaliativas. É fortemente recomendável que a Av1 conte com atividades relacio-
          nadas à resolução de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento Maker.
          Para as disciplinas com uma aula por semana, a atividade Av1 não deverá ser somativa,
          podendo dar lugar a um conjunto de atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no
          sistema neste campo.
          A atividade avaliativa Av2 é somativa, em formato de teste ou prova, isto é, tem como objetivo
          avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado processo educacional.
          A atividade deverá apresentar 30% de questões objetivas e 70% de questões discursivas para o
          6° e o 7° ano e 50% discursiva e 50% objetiva para o 8° ano. Observa-se que a proporção entre
          a quantidade de questões objetivas e discursivas muda gradativamente ao longo das séries e
          dos segmentos. Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumentos avaliativos
          pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações Av2 deverão ser enviadas pelos educadores
          aos respectivos gestores apresentando gabarito para as questões objetivas e discursivas. A
          formulação do gabarito para as questões discursivas validará se, de fato, o comando da questão
          atende com excelência a habilidade avaliada.



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20