Page 15 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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QUADRO 04: QUADRO AVALIATIVO DO 6º AO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 10-10-10
Descrição Nota das 3
Componente Curricular Código Lyceum
avaliação etapas letivas
Língua Portuguesa Av1 Avaliação 4
Língua Inglesa diversificada
Matemática
Ciências Av2 Avaliação somativa 4
História
Geografia Av3 Projeto pedagógico 2
Avaliação
Arte Av1 diversificada 8
Ensino Religioso
Produção textual Av2 Avaliação somativa 2
Educação Física Avaliação
Interioridade e Av1 diversificada 10
Projeto de Vida
Fonte: Autoria própria (2023)
As atividades que irão compor a Av1 (diversificada) buscam contribuir com a realização de uma
avaliação interdisciplinar de caráter formativo, que possibilite aos estudantes compreenderem
a avaliação como parte de seu processo de aprendizagem. A Av1 deve colaborar para que o
estudante reflita sobre sua caminhada acadêmica e se torne protagonista de seu processo de
aprendizagem. A Av1 também busca promover a criatividade do docente marista e o trabalho
em equipe, por isso, sugere-se avaliações interdisciplinares, construção de mapas conceituais,
aplicação de simulados que respeitem a faixa etária e a maturidade dos estudantes, entre outras
metodologias avaliativas. É fortemente recomendável que a Av1 conte com atividades relacio-
nadas à resolução de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento Maker.
Para as disciplinas com uma aula por semana, a atividade Av1 não deverá ser somativa,
podendo dar lugar a um conjunto de atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no
sistema neste campo.
A atividade avaliativa Av2 é somativa, em formato de teste ou prova, isto é, tem como objetivo
avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado processo educacional.
A atividade deverá apresentar 30% de questões objetivas e 70% de questões discursivas para o
6° e o 7° ano e 50% discursiva e 50% objetiva para o 8° ano. Observa-se que a proporção entre
a quantidade de questões objetivas e discursivas muda gradativamente ao longo das séries e
dos segmentos. Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumentos avaliativos
pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações Av2 deverão ser enviadas pelos educadores
aos respectivos gestores apresentando gabarito para as questões objetivas e discursivas. A
formulação do gabarito para as questões discursivas validará se, de fato, o comando da questão
atende com excelência a habilidade avaliada.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 15