Page 11 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 11

1.2 Sistema avaliativo para o 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
          De acordo com as premissas pedagógicas Maristas que preconizam a formação integral, as
          Matrizes Maristas também contemplam para esse segmento um conjunto de competências e
          habilidades que contribuirão para que o estudante consiga responder, de modo criativo, crítico
          e curioso, aos inúmeros desafios que a vida em sociedade propõe.
          A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, tratando da divisão de pontos nas etapas letivas,
          com o intuito de facilitar o lançamento de notas no sistema Lyceum e proporcionar uma
          maior compreensão à toda comunidade escolar, fica a critério da unidade escolher entres dois
          modelos de pontuação: o primeiro modelo considera a primeira etapa sendo valorada em 30
          pontos e as demais em 35 pontos; o segundo modelo considera todas as etapas valoradas em
          10 pontos. Todas as avaliações deverão ocorrer no horário de aula, respeitando os critérios
          dos instrumentos avaliativos e o tempo necessário, conforme a série. Em nenhuma hipótese
          deverá ser ofertado ponto extra, respeitando a distribuição de pontos e a divisão de
          atividades determinadas neste documento.
          Diante desse cenário, ficou definida a aplicação de até três atividades avaliativas em cada
          etapa letiva, a depender do componente curricular, cujas pontuações deverão ser lançadas no
          Lyceum, seguindo a ordem aqui estabelecida. São elas:


               QUADRO 01: QUADRO AVALIATIVO DO 2º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 30-35-35
                                                                   Nota 2ª e
               Componente       Código     Descrição   Nota 1ª     3ª etapa
                Curricular      Lyceum     avaliação  etapa (30 p.)
                                                                    (35 p.)
                                           Avaliação
              Língua Portuguesa  Av1                     12          14
               Língua Inglesa             diversificada
                Matemática       Av2       Avaliação     12          14
                 Ciências                  somativa
                 História                   Projeto
                Geografia        Av3                      6          7
                                           pedagógico
                                           Avaliação
                                 Av1                     24          28
                  Arte                    diversificada
              Ensino Religioso              Projeto
                                 Av2                      6          7
                                           Pedagógico
               Educação Física             Avaliação                 35
             Educação Tecnológica  Av1    diversificada  30

                                 Fonte: Autoria própria (2023)








                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16