Page 16 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A atividade avaliativa Av3 representa um projeto que dialoga diretamente com o Projeto
Político-Pedagógico-Pastoral do Marista que as unidades deverão desenvolver em cada uma
das etapas letivas. A formatação desses projetos, os seus objetivos e as metodologias serão
apresentados nas próximas seções deste documento. A pontuação obtida pelos estudantes,
em cada projeto, valerá para todos os componentes curriculares da área de conhecimento.
Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as
metas pré-estabelecidas pelos participantes, é fundamental a atuação dos Vice-diretores
Educacionais, dos Coordenadores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área, acompanhando
os processos de elaboração e execução das propostas pedagógicas e dos planos de ação,
garantindo com isso a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos e a qualidade
do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes possam de fato
desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas pedagógicas de cada
projeto. Vale ressaltar que, na semana de culminância de cada um dos projetos, as unidades
deverão evitar a aplicação de provas somativas, para garantir a dedicação dos estudantes e
não prejudicar a qualidade das aulas no período.
A ordem das Mostras pode ser definida de acordo com as características locais de cada uma
das unidades. Considere que a ordem a ser apresentada adiante é apenas uma sugestão de
organização. Durante a primeira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de
Conhecimento, Arte e Cultura. No decorrer da segunda etapa, as unidades poderão desenvolver
os projetos relacionados a ONU, para os estudantes de 6º ao 8º ano, trata-se da Conferência
das Partes (COP). Na terceira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de
Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação.
Em todas as etapas, o desempenho coletivo do grupo deverá ser avaliado em 50% da nota total
e os outros 50% serão destinados à avaliação individual dos componentes do grupo. Espera-se,
com isso, a valoração do trabalho em grupo e do desenvolvimento de lideranças, estimulando
também o protagonismo estudantil em cada um dos participantes. Como sugestão, a temática
das mostras poderá estar associada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
formulado pelas Nações Unidas.
Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de 70% dos pontos
distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição de recuperação trimestral e
deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade avaliativa de recuperação vide nota de
rodapé nº1, citada na página 13).
16 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio