Page 16 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 16

A atividade avaliativa Av3 representa um projeto que dialoga diretamente com o Projeto
          Político-Pedagógico-Pastoral do Marista que as unidades deverão desenvolver em cada uma
          das etapas letivas. A formatação desses projetos, os seus objetivos e as metodologias serão
          apresentados nas próximas seções deste documento. A pontuação obtida pelos estudantes,
          em cada projeto, valerá para todos os componentes curriculares da área de conhecimento.
          Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as
          metas pré-estabelecidas pelos participantes, é fundamental a atuação dos Vice-diretores
          Educacionais, dos Coordenadores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área, acompanhando
          os processos de elaboração e execução das propostas pedagógicas e dos planos de ação,
          garantindo com isso a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos e a qualidade
          do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes possam de fato
          desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas pedagógicas de cada
          projeto. Vale ressaltar que, na semana de culminância de cada um dos projetos, as unidades
          deverão evitar a aplicação de provas somativas, para garantir a dedicação dos estudantes e
          não prejudicar a qualidade das aulas no período.
          A ordem das Mostras pode ser definida de acordo com as características locais de cada uma
          das unidades. Considere que a ordem a ser apresentada adiante é apenas uma sugestão de
          organização. Durante a primeira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de
          Conhecimento, Arte e Cultura. No decorrer da segunda etapa, as unidades poderão desenvolver
          os projetos relacionados a ONU, para os estudantes de 6º ao 8º ano, trata-se da Conferência
          das Partes (COP). Na terceira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de
          Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação.
          Em todas as etapas, o desempenho coletivo do grupo deverá ser avaliado em 50% da nota total
          e os outros 50% serão destinados à avaliação individual dos componentes do grupo. Espera-se,
          com isso, a valoração do trabalho em grupo e do desenvolvimento de lideranças, estimulando
          também o protagonismo estudantil em cada um dos participantes. Como sugestão, a temática
          das mostras poderá estar associada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
          formulado pelas Nações Unidas.
          Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de 70% dos pontos
          distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição de recuperação trimestral e
          deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade avaliativa de recuperação vide nota de
          rodapé nº1, citada na página 13).











           16  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21