Page 6 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A introdução dessas Diretrizes abarca as concepções e premissas de avaliação presentes na
          educação marista desde a sua fundação até a aplicação prática dos saberes nos contextos
          escolares. No capítulo 1 é apresentado o novo sistema avaliativo para cada segmento (Ensino
          Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio), observando sempre uma composição
          que seja mais adequada dentro do contexto de cada etapa de desenvolvimento dos estudantes. Nos
          capítulos seguintes, são apresentados os tipos de avaliação praticados no Marista Centro-Norte.
          No capítulo 2, tratamos da avaliação diversificada com exemplos e possibilidades de distribuição
          de pontuação nos diversos componentes curriculares. No capítulo 3, exploramos a avaliação
          somativa, seus fluxos e procedimentos, bem como o tratamento de dados para a construção de
          planos de ação e estratégias de melhoria de resultados. No capítulo 4, a aprendizagem baseada em
          experiências e as mostras maristas estão articuladas de modo a fornecer subsídios para a elaboração
          e implementação de projetos. No ano de 2023, os projetos institucionais são compostos pela
          Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura; Mostra Marista de Empreendedorismo Social,
          Ciência e Inovação; Simulação Internacional Marista – SIM (para o Ensino Médio); Assembleia
          dos Comitês da ONU (para o EFAI) e Conferências das partes – COP (para o EFAF), os quais são
          detalhados no capítulo 4. No capítulo 5, são apresentadas as orientações para elaboração de
          rubricas avaliativas como ferramenta de mensuração das aprendizagens, que promove devolu-
          tivas formativos e pontuais para os estudantes a partir de critérios pré-definidos pelos docentes.
          Por fim, a recuperação processual é abordada no capítulo 6 a partir da legislação vigente e proce-
          dimentos internos, seguido das Considerações Finais.

          Esperamos que esta leitura seja esclarecedora e propositiva, colaborando com a organização
          das práticas já realizadas em nossas unidades socioeducaconais.





























           6   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
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