Page 6 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A introdução dessas Diretrizes abarca as concepções e premissas de avaliação presentes na
educação marista desde a sua fundação até a aplicação prática dos saberes nos contextos
escolares. No capítulo 1 é apresentado o novo sistema avaliativo para cada segmento (Ensino
Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio), observando sempre uma composição
que seja mais adequada dentro do contexto de cada etapa de desenvolvimento dos estudantes. Nos
capítulos seguintes, são apresentados os tipos de avaliação praticados no Marista Centro-Norte.
No capítulo 2, tratamos da avaliação diversificada com exemplos e possibilidades de distribuição
de pontuação nos diversos componentes curriculares. No capítulo 3, exploramos a avaliação
somativa, seus fluxos e procedimentos, bem como o tratamento de dados para a construção de
planos de ação e estratégias de melhoria de resultados. No capítulo 4, a aprendizagem baseada em
experiências e as mostras maristas estão articuladas de modo a fornecer subsídios para a elaboração
e implementação de projetos. No ano de 2023, os projetos institucionais são compostos pela
Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura; Mostra Marista de Empreendedorismo Social,
Ciência e Inovação; Simulação Internacional Marista – SIM (para o Ensino Médio); Assembleia
dos Comitês da ONU (para o EFAI) e Conferências das partes – COP (para o EFAF), os quais são
detalhados no capítulo 4. No capítulo 5, são apresentadas as orientações para elaboração de
rubricas avaliativas como ferramenta de mensuração das aprendizagens, que promove devolu-
tivas formativos e pontuais para os estudantes a partir de critérios pré-definidos pelos docentes.
Por fim, a recuperação processual é abordada no capítulo 6 a partir da legislação vigente e proce-
dimentos internos, seguido das Considerações Finais.
Esperamos que esta leitura seja esclarecedora e propositiva, colaborando com a organização
das práticas já realizadas em nossas unidades socioeducaconais.
6 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio