Page 4 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 4
Sumário
Apresentação da 2ª edição .......................................................................................................................5
Introdução ........................................................................................................................................ 7
1. Sistema de Avaliação da Aprendizagem para o Ensino Fundamental e Ensino Médio................................ 9
1.1 Descrição dos Métodos de Avaliação ...................................................................................................... 9
1.2 Sistema avaliativo para o 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental ............................................................11
1.3 Sistema Avaliativo para o 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental ............................................................13
1.4 Sistema Avaliativo para o 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio ............................................17
1.5 Resumo dos quadros de avaliação ........................................................................................................25
2. Avaliação Diversificada ................................................................................................................32
2.1 Avaliação diversificada e avaliação formativa ......................................................................................32
2.2 Aplicação da avaliação diversificada no sistema avaliativo ..................................................................33
3. Avaliação Somativa ......................................................................................................................36
3.1 Avaliações somativas internas .............................................................................................................36
3.1.1 Elaboração das avaliações somativas internas ..................................................................................40
3.1.1.1 Estruturação de itens objetivos ......................................................................................................40
3.1.1.2 Estruturação de itens discursivos ...................................................................................................41
3.1.2 Fluxo das avaliações somativas internas nas unidades .....................................................................42
3.2 Avaliações somativas externas ou avaliações em larga escala ...............................................................48
3.2.1 Fluxo das avaliações externas na unidade .........................................................................................49
3.2.2 Aplicação das avaliações somativas externas no sistema avaliativo ..................................................51
4. Aprendizagem baseada em experiências e as Mostras Maristas ..................................................53
4.1 Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura ................................................................................57
4.2 Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação .......................................................62
4.3 Assembleia dos comitês da ONU, Conferências das Partes (COP) e Simulação Internacional Marista (SIM) ..... 67
4.3.1 Assembleia dos Comitês da ONU Marista ..........................................................................................67
4.3.2 Conferência das Partes Marista – Ensino Fundamental Anos Finais ..................................................73
4.3.3 Simulação Internacional Marista (SIM) .............................................................................................80
5. Rubricas Avaliativas .....................................................................................................................96
5.1 Tipologia de rubricas e utilização .........................................................................................................96
5.1.1 As rubricas holísticas ........................................................................................................................96
5.1.2 As rubricas analíticas .......................................................................................................................97
5.2 Etapas da elaboração e rubricas............................................................................................................99
5.3 A relação entre rubricas e habilidades ................................................................................................ 103
6. Recuperação Processual ............................................................................................................106
Considerações finais .....................................................................................................................110
Referências ....................................................................................................................................111
Anexos ...........................................................................................................................................113