Page 4 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 4

Sumário


          Apresentação da 2ª edição .......................................................................................................................5
          Introdução ........................................................................................................................................ 7
          1. Sistema de Avaliação da Aprendizagem para o Ensino Fundamental e Ensino Médio................................ 9
          1.1 Descrição dos Métodos de Avaliação ...................................................................................................... 9
          1.2 Sistema avaliativo para o 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental  ............................................................11
          1.3 Sistema Avaliativo para o 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental ............................................................13
          1.4 Sistema Avaliativo para o 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio ............................................17
          1.5 Resumo dos quadros de avaliação ........................................................................................................25
          2. Avaliação Diversificada ................................................................................................................32
          2.1 Avaliação diversificada e avaliação formativa  ......................................................................................32
          2.2 Aplicação da avaliação diversificada no sistema avaliativo  ..................................................................33
          3. Avaliação Somativa ......................................................................................................................36
          3.1 Avaliações somativas internas .............................................................................................................36
          3.1.1 Elaboração das avaliações somativas internas ..................................................................................40
          3.1.1.1 Estruturação de itens objetivos ......................................................................................................40
          3.1.1.2 Estruturação de itens discursivos ...................................................................................................41
          3.1.2 Fluxo das avaliações somativas internas nas unidades  .....................................................................42
          3.2 Avaliações somativas externas ou avaliações em larga escala ...............................................................48
          3.2.1 Fluxo das avaliações externas na unidade .........................................................................................49
          3.2.2 Aplicação das avaliações somativas externas no sistema avaliativo ..................................................51
          4. Aprendizagem baseada em experiências  e as Mostras Maristas  ..................................................53
          4.1 Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura  ................................................................................57
          4.2  Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação .......................................................62
          4.3 Assembleia dos comitês da ONU, Conferências das Partes (COP) e Simulação Internacional Marista (SIM) ..... 67
          4.3.1 Assembleia dos Comitês da ONU Marista ..........................................................................................67
          4.3.2 Conferência das Partes Marista – Ensino Fundamental Anos Finais ..................................................73
          4.3.3 Simulação Internacional Marista (SIM) .............................................................................................80
          5. Rubricas Avaliativas .....................................................................................................................96
          5.1 Tipologia de rubricas e utilização .........................................................................................................96
          5.1.1 As rubricas holísticas ........................................................................................................................96
          5.1.2 As rubricas analíticas  .......................................................................................................................97
          5.2 Etapas da elaboração e rubricas............................................................................................................99
          5.3 A relação entre rubricas e habilidades ................................................................................................ 103
          6. Recuperação Processual  ............................................................................................................106
          Considerações finais  .....................................................................................................................110
          Referências ....................................................................................................................................111
          Anexos ...........................................................................................................................................113
   1   2   3   4   5   6   7   8   9