Page 5 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Apresentação da 2ª edição


          O trabalho em rede pressupõe o compartilhamento de objetivos, intenções e procedimentos,
          construindo-se, assim, vínculos de interdependência e complementaridade. No Marista, as
          escolas e os colégios em todo o mundo têm a mesma missão educativa de tornar “Jesus Cristo
          conhecido e amado”. No Brasil, para cumprir com a missão, os maristas de Champagnat
          também se fundamentam no Projeto Educativo do Brasil Marista, Matrizes Curriculares de
          Educação Básica, Sistema Marista de Educação e diversos projetos que unem as 29 unidades
          socioeducacionais. Nessa perspectiva, tornou-se necessária a elaboração de um projeto insti-
          tucional que colaborasse para essa caminhada em rede e o fortalecimento da implementação
          de uma diretriz de avaliação da aprendizagem.
          O processo de construção da Diretriz de Avaliação da Aprendizagem da rede iniciou-se em 2018
          com a criação do Grupo de Trabalho Sistema Avaliativo, que contou com professores, diretores,
          vice-diretores de nossas unidades socioeducacionais e com a organização da equipe da
          Gerência Socioeducacional.
          A primeira ação do Grupo de Trabalho foi realizar uma análise em todos os sistemas avaliativos
          da rede e compará-los com sistemas de avaliação internos e de outras redes de colégios que
          tenham como foco a excelência acadêmica e a formação integral do ser humano. Após a realização
          do benchmarking interno e externo, foi construída a primeira versão do Sistema.
          Em 2019, essa proposição para a rede de escolas e colégios do Marista Centro-Norte passou por
          um processo de consulta com a participação virtual, em especial, das vice-direções educacionais
          da rede, no qual todas as unidades socioeducacionais maristas puderam propor contribuições e
          sugestões de adequações com vista à constante melhoria do sistema avaliativo vigente. Desde
          o início do desenvolvimento deste documento, busca-se, frequentemente, analisar e valorizar
          todas as contribuições para atender às necessidades de uma educação contemporânea.
          Em 2020, a 1ª edição das nossas Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental
          e Ensino Médio foi lançada e adotada em toda rede Marista Centro-Norte a fim de alinhar os
          processos avaliativos praticados.
          Diante da necessidade de revistar a nossa prática pedagógica e o fazer marista, em 2023, as
          Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio, foram atuali-
          zadas, contemplando o novo sistema avaliativo, ao passo em que amplia e organiza as estra-
          tégias metodológicas de acordo com as realidades locais e a ecopedagogia global, conforme
          preceituado pelo Laudato si’ (Encíclica do Papa Franscisco, 2015).









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