Page 22 - Ciências da Natureza
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Segundo Mamede & Zymmermann (2005), mesmo que intimamente relacio-
nados e indissociáveis, alfabetização e letramento são processos distintos.
Enquanto alfabetização diz respeito às habilidades e aos conhecimentos da
leitura e escrita no plano individual, o letramento refere-se às práticas efetivas
de leitura e escrita no plano social e inserida em um contexto sócio-histórico
específico. Assim, uma pessoa letrada não é somente aquela que é capaz de
decodificar a linguagem escrita, mas aquela que efetivamente faz uso desta
tecnologia na vida social de uma maneira mais ampla. Ainda segundo os autores:
Se mantivermos as diferenciações dos termos originais, pode-
ríamos pensar na alfabetização científica como sendo referente
à aprendizagem dos conteúdos e da linguagem científica. Por
outro lado, o letramento científico, se refere ao uso do conheci-
mento científico e tecnológico no cotidiano, no interior de um
contexto sócio-histórico específico (ibidem, 2005, p.2).
Diante do objetivo principal de fomentar a experimentação e as atividades prá-
ticas, o estudante tem direito a um saber científico – que perpassa currículos,
livros didáticos, preferências do professor – e oportuniza um saber que lhe
permite opinar, problematizar, agir e interagir, entendendo que o conheci-
mento adquirido não é definitivo ou absoluto, ao contrário, passa por constantes
transformações.
O estudante precisa entender a dialética do desenvolvimento científico e tecno-
lógico como resultante dos fatores infundidos pela sociedade cultural, política,
econômica, ambiental e que se manifestam na relação do homem consigo e com
seus iguais. Para que este conhecimento possa tornar-se real, é preciso que os
envolvidos tenham seus “direitos de vez e voz” (PEREIRA, 2008).
Assim, é necessário que a ética, a empatia, a busca e a manutenção da real
democracia e o respeito aos direitos humanos façam parte do processo de
ensino aprendizagem. De acordo com a BNCC, a área de ciências deve priorizar,
na Educação Básica, o letramento científico que consiste na “capacidade de
compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também
de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências”
(BRASIL, 2018, p.321).
Outros espaços para a promoção de atividades práticas
A educação, no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, acontece ao
longo de toda a vida do estudante. Segundo Vieira et al. (2005, p. 21), a educação
pode ser dividida em três diferentes formas. A educação formal ocorre nos
sistemas de ensino tradicionais, como escolas, oferecendo o conhecimento cien-
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 21