Page 22 - Ciências da Natureza
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Segundo Mamede & Zymmermann (2005), mesmo que intimamente relacio-
                    nados e indissociáveis, alfabetização e letramento são processos distintos.
                    Enquanto alfabetização diz respeito às habilidades e aos conhecimentos da
                    leitura e escrita no plano individual, o letramento refere-se às práticas efetivas
                    de leitura e escrita no plano social e inserida em um contexto sócio-histórico
                    específico. Assim, uma pessoa letrada não é somente aquela que é capaz de
                    decodificar a linguagem escrita, mas aquela que efetivamente faz uso desta
                    tecnologia na vida social de uma maneira mais ampla. Ainda segundo os autores:
                               Se mantivermos as diferenciações dos termos originais, pode-
                               ríamos pensar na alfabetização científica como sendo referente
                               à aprendizagem dos conteúdos e da linguagem científica. Por
                               outro lado, o letramento científico, se refere ao uso do conheci-
                               mento científico e tecnológico no cotidiano, no interior de um
                               contexto sócio-histórico específico (ibidem, 2005, p.2).

                    Diante do objetivo principal de fomentar a experimentação e as atividades prá-
                    ticas, o estudante tem direito a um saber científico – que perpassa currículos,
                    livros didáticos, preferências do professor – e oportuniza um saber que lhe
                    permite opinar, problematizar, agir e interagir, entendendo que o conheci-
                    mento adquirido não é definitivo ou absoluto, ao contrário, passa por constantes
                    transformações.
                    O estudante precisa entender a dialética do desenvolvimento científico e tecno-
                    lógico como resultante dos fatores infundidos pela sociedade cultural, política,
                    econômica, ambiental e que se manifestam na relação do homem consigo e com
                    seus iguais. Para que este conhecimento possa tornar-se real, é preciso que os
                    envolvidos tenham seus “direitos de vez e voz” (PEREIRA, 2008).
                    Assim, é necessário que a ética, a empatia, a busca e a manutenção da real
                    democracia e o respeito aos direitos humanos façam parte do processo de
                    ensino aprendizagem. De acordo com a BNCC, a área de ciências deve priorizar,
                    na Educação Básica, o letramento científico que consiste na “capacidade de
                    compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também
                    de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências”
                    (BRASIL, 2018, p.321).

                    Outros espaços para a promoção de atividades práticas
                    A educação, no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, acontece ao
                    longo de toda a vida do estudante. Segundo Vieira et al. (2005, p. 21), a educação
                    pode ser dividida em três diferentes formas. A educação formal ocorre nos
                    sistemas de ensino tradicionais, como escolas, oferecendo o conhecimento cien-




                               Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza  21
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