Page 25 - Ciências da Natureza
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Capítulo 2
Normas, procedimentos e condutas
Os espaços dos laboratórios de ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
devem refletir as concepções maristas de educação, por isso devem ser espaços
colaborativos e de respeito ao conhecimento, buscando a todo momento primar
pelas boas práticas educacionais, pautadas pela excelência acadêmica e valoriza-
ção do desenvolvimento de competências e habilidades.
O laboratório deve ser um ambiente voltado para a investigação, a experimen-
tação e a descoberta, que contribui de maneira significativa para a construção
da aprendizagem. Esse espaço não necessita de uma quantidade ímpar de itens
e equipamentos para ser considerado adequado, mas antes deve privilegiar o es-
tudante como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Segundo
Cruz (2007, p.101),
“A qualidade do ensino não depende apenas de laboratórios
com amplos recursos. É necessário que os funcionários da es-
cola estejam dispostos a mudar sua rotina diária e agregar seus
conhecimentos técnicos aos recursos materiais, formando um
conjunto capaz de transformar a prática educativa”;
por isso, o docente é fonte de referência insubstituível no papel do mediador.
O laboratório de ensino de ciências deve ser um ambiente pedagógico apropriado
para acomodar os estudantes com segurança enquanto realizam as atividades práti-
cas investigativas. Assim, é adequado manter os estudantes centrados nas atividades
do laboratório, de preferência, sob a supervisão do responsável técnico pelo labora-
tório de ensino de ciências.
O responsável técnico é um agente importante para a manutenção das atividades
práticas, uma referência para a orientação quanto ao uso adequado desse espaço
e um agente primordial na organização dos insumos necessários para a realiza-
ção das dinâmicas investigativas. Uma pesquisa realizada por Berezuk & Inada
(2010) pontuou que 76% das instituições públicas paranaenses visitadas na época
lidavam com a falta de responsáveis técnicos, o que reduziu drasticamente as ati-
vidades práticas realizadas ao longo do ano letivo. Os pesquisadores expressam
24 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza