Page 25 - Ciências da Natureza
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Capítulo 2






          Normas, procedimentos e condutas

          Os espaços dos laboratórios de ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
          devem refletir as concepções maristas de educação, por isso devem ser espaços
          colaborativos e de respeito ao conhecimento, buscando a todo momento primar
          pelas boas práticas educacionais, pautadas pela excelência acadêmica e valoriza-
          ção do desenvolvimento de competências e habilidades.
          O laboratório deve ser um ambiente voltado para a investigação, a experimen-
          tação e a descoberta, que contribui de maneira significativa para a construção
          da aprendizagem. Esse espaço não necessita de uma quantidade ímpar de itens
          e equipamentos para ser considerado adequado, mas antes deve privilegiar o es-
          tudante como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Segundo
          Cruz (2007, p.101),
                      “A qualidade do ensino não depende apenas de laboratórios
                      com amplos recursos. É necessário que os funcionários da es-
                      cola estejam dispostos a mudar sua rotina diária e agregar seus
                      conhecimentos técnicos aos recursos materiais, formando um
                      conjunto capaz de transformar a prática educativa”;
          por isso, o docente é fonte de referência insubstituível no papel do  mediador.
          O laboratório de ensino de ciências deve ser um ambiente pedagógico apropriado
          para acomodar os estudantes com segurança enquanto realizam as atividades práti-
          cas investigativas. Assim, é adequado manter os estudantes centrados nas atividades
          do laboratório, de preferência, sob a supervisão do responsável técnico pelo labora-
          tório de ensino de ciências.
          O responsável técnico é um agente importante para a manutenção das atividades
          práticas, uma referência para a orientação quanto ao uso adequado desse espaço
          e um agente primordial na organização dos insumos necessários para a realiza-
          ção das dinâmicas investigativas. Uma pesquisa realizada por Berezuk & Inada
          (2010) pontuou que 76% das instituições públicas paranaenses visitadas na época
          lidavam com a falta de responsáveis técnicos, o que reduziu drasticamente as ati-
          vidades práticas realizadas ao longo do ano letivo. Os pesquisadores expressam




           24  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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