Page 20 - Ciências da Natureza
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O ensino de Ciências da Natureza deve buscar a aproximação gradativa dos prin-
cipais processos, das práticas e dos procedimentos da investigação científica.
Para Bassoli (2014, p. 583), ensino por investigação e atividades práticas inves-
tigativas são diferentes, dentro do contexto de ensino de ciências, conforme
definição abaixo:
[...] é importante distinguir o “ensino por investigação” das
“atividades práticas investigativas”. O primeiro é uma perspectiva
de ensino baseada na problematização, elaboração de hipóteses
e teste de hipóteses, seja por meio da pesquisa, seja por meio da
experimentação, podendo, portanto, envolver ou não atividades
experimentais. As atividades práticas investigativas situam-se
no contexto do ensino por investigação, compartilhando os
mesmos objetivos. Entretanto, baseiam-se, imprescindivelmente,
na experimentação.
Promoção do letramento científico a partir das aulas no laboratório
O ambiente do laboratório de ensino de ciências permite aos estudantes interações
dinâmicas pelas quais os questionamentos são mais espontâneos e as respostas
mais reservadas aqueles estudantes participantes do grupo. Os estudantes
sentem-se mais à vontade para partilhar suas opiniões e dúvidas com os pares e
com o docente. A partir dessa afirmação, as metodologias ativas são excelentes
modelos a serem implementados para o ensino de Ciências da Natureza, seja no
ambiente físico do laboratório, em sala de aula ou em saídas de campo.
Por meio das aulas práticas, os estudantes podem ser desafiados a refletir, discutir,
avaliar e partilhar suas concepções prévias a respeito da situação-problema
proposta, podendo recorrer a conceitos, esquemas, modelos, simulações em
computador, desenhos, pinturas e colagens para representar estruturas e elementos
típicos do fenômeno estudado. A possibilidade de utilizar recursos alternativos
nas aulas práticas recorrendo à criatividade dos estudantes pode gerar vantagens
claras sobre o laboratório tradicional, uma vez que não requerem a simples
manipulação, às vezes repetitiva e irrefletida, de objetos concretos, mas de ideias
e representações, com o propósito de construir e comunicar novas possibilidades
e percepções (CRUZ, 2007, p.50).
O letramento científico tem a finalidade de propiciar a formação do indivíduo
crítico, capaz de resolver problemas do seu cotidiano, o viés aqueles relativos ao
exercício de sua cidadania, envolvendo inclusive questões ambientais e sociais.
Para o bom desenvolvimento desse aspecto, é necessário que as aulas práticas assu-
mam o viés do ensino por investigação, considerado como central nesse processo.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 19