Page 20 - Ciências da Natureza
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O ensino de Ciências da Natureza deve buscar a aproximação gradativa dos prin-
                    cipais processos, das práticas e dos procedimentos da investigação científica.
                    Para Bassoli (2014, p. 583), ensino por investigação e atividades práticas inves-
                    tigativas são diferentes, dentro do contexto de ensino de ciências, conforme
                    definição abaixo:
                               [...] é importante distinguir o “ensino por investigação” das
                               “atividades práticas investigativas”. O primeiro é uma perspectiva
                               de ensino baseada na problematização, elaboração de hipóteses
                               e teste de hipóteses, seja por meio da pesquisa, seja por meio da
                               experimentação, podendo, portanto, envolver ou não atividades
                               experimentais. As atividades práticas investigativas situam-se
                               no contexto do ensino por investigação, compartilhando os
                               mesmos objetivos. Entretanto, baseiam-se, imprescindivelmente,
                               na experimentação.
                    Promoção do letramento científico a partir das aulas no laboratório
                    O ambiente do laboratório de ensino de ciências permite aos estudantes interações
                    dinâmicas pelas quais os questionamentos são mais espontâneos e as respostas
                    mais reservadas aqueles estudantes participantes do grupo. Os estudantes
                    sentem-se mais à vontade para partilhar suas opiniões e dúvidas com os pares e
                    com o docente. A partir dessa afirmação, as metodologias ativas são excelentes
                    modelos a serem implementados para o ensino de Ciências da Natureza, seja no
                    ambiente físico do laboratório, em sala de aula ou em saídas de campo.
                    Por meio das aulas práticas, os estudantes podem ser desafiados a refletir, discutir,
                    avaliar e partilhar suas concepções prévias a respeito da situação-problema
                    proposta,  podendo recorrer a conceitos, esquemas, modelos, simulações em
                    computador, desenhos, pinturas e colagens para representar estruturas e elementos
                    típicos do fenômeno estudado. A possibilidade de utilizar recursos alternativos
                    nas aulas práticas recorrendo à criatividade dos estudantes pode gerar vantagens
                    claras sobre o laboratório tradicional, uma vez que não requerem a simples
                    manipulação, às vezes repetitiva e irrefletida, de objetos concretos, mas de ideias
                    e representações, com o propósito de construir e comunicar novas possibilidades
                    e percepções (CRUZ, 2007, p.50).
                    O letramento científico tem a finalidade de propiciar a formação do indivíduo
                    crítico, capaz de resolver problemas do seu cotidiano, o viés aqueles relativos ao
                    exercício de sua cidadania, envolvendo inclusive questões ambientais e sociais.
                    Para o bom desenvolvimento desse aspecto, é necessário que as aulas práticas assu-
                    mam o viés do ensino por investigação, considerado como central nesse processo.



                               Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza  19
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