Page 15 - Ciências da Natureza
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Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil


          •   Conviver
          com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferen-
          tes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação
          à cultura e às diferenças entre as pessoas.

          •   Brincar
          cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com dife-
          rentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a
          produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas
          experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e
          relacionais.
          •   Participar
          ativamente, com adultos e outras crianças, tanto no planejamento da gestão da
          escola e das atividades propostas pelo educador quanto na realização das ativi-
          dades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos
          ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos,
          decidindo e se posicionando.

          •   Explorar
          movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transfor-
          mações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e
          fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades:
          as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
          •   Expressar,
          como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, senti-
          mentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio
          de diferentes linguagens.
          •   Conhecer-se
          e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
          positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
          cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição esco-
          lar e em seu contexto familiar e comunitário.

                                  Fonte: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
                                         na Educação Infantil (BRASIL, 2018, p.38).











           14  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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