Page 15 - Ciências da Natureza
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Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
• Conviver
com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferen-
tes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação
à cultura e às diferenças entre as pessoas.
• Brincar
cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com dife-
rentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a
produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas
experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e
relacionais.
• Participar
ativamente, com adultos e outras crianças, tanto no planejamento da gestão da
escola e das atividades propostas pelo educador quanto na realização das ativi-
dades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos
ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos,
decidindo e se posicionando.
• Explorar
movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transfor-
mações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e
fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades:
as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
• Expressar,
como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, senti-
mentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio
de diferentes linguagens.
• Conhecer-se
e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição esco-
lar e em seu contexto familiar e comunitário.
Fonte: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
na Educação Infantil (BRASIL, 2018, p.38).
14 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza