Page 13 - Ciências da Natureza
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Planejamento por habilidades e a prática de laboratório
O ensino no Marista busca uma “formação afetiva, ética, social,
política, cognitiva e religiosa.” (UMBRASIL, 2010, p.43), portan-
to, para que a formação integral – exaltada no Projeto Educativo
do Brasil Marista – ocorra, deve-se promover um olhar crítico
para o desenvolvimento das habilidades, respeitando-se as dife-
renças, contemplando-se a espiritualidade dos valores cristãos
e possibilitando, sobretudo, a significação de mundo diante da
realidade atual.
O papel do docente é encorajar, motivar e despertar nos estu-
dantes a sede de um maior repertório de conteúdos conceituais,
procedimentais e atitudinais, a fim de romper com a ideia de que
o ensino de ciências está voltado a uma mera memorização de
conteúdo. Para tal, as práticas investigativas devem ser estru-
turadas a fim de oferecer a abertura para a experimentação, for-
mulação de hipóteses, pesquisa e a comunicação científica. Esse
gerenciamento pedagógico visa fomentar um posicionamento
crítico que auxilia a tomada de decisões de acordo com cada situ-
ação-problema apresentada e oferece, portanto, o arcabouço de
habilidades necessárias para o emprego dos saberes.
O planejamento docente deve estar consolidado de forma que
contemple as habilidades presentes na Base Nacional Comum
Curricular – BNCC. Para desenvolver as competências preconi-
zadas na BNCC, o docente deverá estar atento às unidades temá-
ticas curriculares, considerando a educação científica, a evolução
da tecnologia e os instrumentos próprios da ciência – linguagem,
conceitos e questões sociais – que guiarão as diferentes proble-
matizações trazidas para o contexto da sala de aula (aplicação).
As unidades temáticas estão estruturadas em um conjunto de
habilidades cuja complexidade cresce progressivamente ao lon-
go dos anos. Essas habilidades mobilizam conhecimentos con-
ceituais, linguagens e alguns dos principais processos, práticas e
procedimentos de investigação envolvidos na dinâmica da cons-
trução de conhecimentos na ciência (BRASIL, 2017, p.330).
12 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza