Page 13 - Ciências da Natureza
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Planejamento por habilidades e a prática de laboratório
                      O ensino no Marista busca uma “formação afetiva, ética, social,
                      política, cognitiva e religiosa.” (UMBRASIL, 2010, p.43), portan-
                      to, para que a formação integral – exaltada no Projeto Educativo
                      do Brasil Marista – ocorra, deve-se promover um olhar crítico
                      para o desenvolvimento das habilidades, respeitando-se as dife-
                      renças, contemplando-se a espiritualidade dos valores cristãos
                      e possibilitando, sobretudo, a significação de mundo diante da
                      realidade atual.
                      O papel do docente é encorajar, motivar e despertar nos estu-
                      dantes a sede de um maior repertório de conteúdos conceituais,
                      procedimentais e atitudinais, a fim de romper com a ideia de que
                      o ensino de ciências está voltado a uma mera memorização de
                      conteúdo. Para tal, as práticas investigativas devem ser estru-
                      turadas a fim de oferecer a abertura para a experimentação, for-
                      mulação de hipóteses, pesquisa e a comunicação científica. Esse
                      gerenciamento pedagógico visa fomentar um posicionamento
                      crítico que auxilia a tomada de decisões de acordo com cada situ-
                      ação-problema apresentada e oferece, portanto, o arcabouço de
                      habilidades necessárias para o emprego dos saberes.
                      O planejamento docente deve estar consolidado de forma que
                      contemple as habilidades presentes na Base Nacional Comum
                      Curricular – BNCC. Para desenvolver as competências preconi-
                      zadas na BNCC, o docente deverá estar atento às unidades temá-
                      ticas curriculares, considerando a educação científica, a evolução
                      da tecnologia e os instrumentos próprios da ciência – linguagem,
                      conceitos e questões sociais – que guiarão as diferentes proble-
                      matizações trazidas para o contexto da sala de aula (aplicação).
                      As unidades temáticas estão estruturadas em um conjunto de
                      habilidades cuja complexidade cresce progressivamente ao lon-
                      go dos anos. Essas habilidades mobilizam conhecimentos con-
                      ceituais, linguagens e alguns dos principais processos, práticas e
                      procedimentos de investigação envolvidos na dinâmica da cons-
                      trução de conhecimentos na ciência (BRASIL, 2017, p.330).










           12  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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