Page 16 - Ciências da Natureza
P. 16

Competências específicas da BNCC de Ciências da Natureza e suas
                    Tecnologias para o Ensino Fundamental
                    1.  Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
                      conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
                    2.  Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências
                      da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
                      investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
                      científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
                      aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrá-
                      tica e inclusiva.
                    3.  Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
                      relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
                      também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
                      para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológi-
                      cas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
                    4.  Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
                      ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
                      contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
                    5.  Construir  argumentos  com base em  dados, evidências  e informações
                      confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a
                      consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
                      valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
                      de qualquer natureza.
                    6.  Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comu-
                      nicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
                      conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
                      significativa, reflexiva e ética.
                    7.  Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
                      na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recor-
                      rendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas Tecnologias.
                    8.  Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
                      flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
                      Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tec-
                      nológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com
                      base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
                                         Fonte: Competências específicas de Ciências da Natureza
                                   e suas Tecnologias para o Ensino Fundamental (Brasil, 2018, p.324).





                               Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza  15
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21