Page 12 - Ciências da Natureza
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É preciso também considerar as atividades de laboratório en-
                               fatizando que a abordagem investigativa implica, entre outros
                               aspectos, planejar, usar montagens experimentais para coletar
                               dados seguidos da respectiva interpretação e análise, além de
                               comunicar os resultados. Tal enfoque propicia aos estudantes
                               libertarem-se da passividade de serem meros executores de ins-
                               truções, pois busca relacionar, decidir, planejar, propor, discutir,
                               relatar etc. (UMBRASIL, 2018, p. 43).

                    A BNCC relaciona, dentre as competências gerais da Educação Básica para as
                    ciências, a “curiosidade intelectual, investigação, reflexão, análise crítica, ima-
                    ginação e criatividade” como imprescindíveis para “investigar causas, elaborar
                    e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tec-
                    nológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.” (BNCC, 2017, p.9).
                    Dessa forma, as práticas investigativas tornam-se parte indissociável da área das
                    Ciências da Natureza e suas Tecnologias, salientando o vínculo entre as duas
                    referências aqui trazidas.
                    O conhecimento científico é um produto humano e deve ser utilizado para moldar
                    uma sociedade mais fraterna e sustentável. Com o objetivo de vivenciar os preceitos
                    de São Marcelino Champagnat (1789-1840), o jovem estudante deve ser atuante
                    na busca pela redução das injustiças sociais e pela sustentabilidade do planeta
                    para a atual e as futuras gerações. Assim, ele deve aprender a admirar, preservar
                    e estimular o conhecimento científico sob uma perspectiva cristã da realidade. A
                    pedagogia marista é a pedagogia do amor, da dedicação da presença, do respeito e
                    das aplicações práticas cotidianas (UMBRASIL, 2010, p.43).
                    Na missão de nossa instituição, o jovem deve atuar conscientemente na socieda-
                    de. Essa ação exige que o estudante marista tenha uma sólida formação de valo-
                    res cristãos, olhar atento para o bem-estar individual e coletivo e conhecimento
                    rigoroso dos conteúdos curriculares para fundamentar sua tomada de decisões.
                    A escola é, portanto, o espaçotempo de reflexão, discussão e participação respon-
                    sável nas questões que envolvem a sociedade. O estudante marista é capacitado
                    a desenvolver soluções para situações presentes e futuras, instruído por atitudes
                    adequadas, para que faça escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos
                    princípios da sustentabilidade e do bem comum (UMBRASIL, 2010, p.67).
                    A dinâmica de uma aula de laboratório reflete a concepção pedagógica do
                    docente em relação à importância desse momento de construção de conhecimento
                    e de suas possibilidades. Por isso, é imprescindível que o docente incentive e
                    encoraje o estudante na compreensão e execução das atividades propostas. O
                    laboratório de ensino de Ciências da Natureza é um ambiente pedagógico rico em
                    possibilidades que permitem, ao docente, desenvolver aulas diversificadas, e, aos
                    estudantes, aprenderem com a prática, mediante o contato com equipamentos,
                    instrumentos, substâncias, máquinas, métodos e atividades experimentais.




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