Page 8 - Ciências da Natureza
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Introdução






                    O Marista Centro-Norte apresenta as Diretrizes para o laboratório de ensino
                    de Ciências da Natureza uma tratativa para aprimorar as ações pedagógicas, em
                    consonância com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista,
                    o Projeto Educativo do Brasil Marista, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
                    e nossas vivências didático-pedagógicas na Educação Básica, desde a Educação
                    Infantil até a conclusão do Ensino Médio. As aulas práticas na área de Ciências da
                    Natureza e suas Tecnologias proporcionam o desenvolvimento da curiosidade e
                    o interesse pela ciência, ampliando a capacidade dos estudantes de resolver pro-
                    blemas. O enfrentamento de desafios contextualizados parte do pressuposto de
                    que os resultados não previstos desafiarão a imaginação e o raciocínio em torno
                    da temática trabalhada na sala de aula, promovendo, assim, a construção do pen-
                    samento científico de forma crítica.
                    O Projeto Educativo do Brasil Marista institui que a ação pedagógica deve
                    “produzir dinâmicas próprias que auxiliem o estudante a conferir significados
                    aos acontecimentos, às experiências e aos fenômenos com que se depara cotidia-
                    namente e a se reconhecer como protagonista na internalização e (re)construção
                    dos saberes” (UMBRASIL, 2010, p.58). O projeto educativo ainda aponta que são
                    necessários espaçotempos de investigação e de produção de conhecimento,
                    o que auxilia na formulação de ideias, na elaboração de questionamentos, na
                    pesquisa e na reflexão (ibidem, p.68).

                    O laboratório de ensino de Ciências da Natureza é um ambiente pedagógico
                    que pode propiciar dinâmicas singulares por meio das atividades práticas expe-
                    rimentais. Quando cuidadosamente planejadas e organizadas pelos docentes, e
                    em consonância com competências e habilidades desenvolvidas nas aulas, essas
                    atividades colocam os estudantes diante de situações significativas de aprendi-
                    zagem que os desafiam a assumir o protagonismo no processo de construção de
                    conhecimento e resolução de desafios globais que afetam o mundo em que vivemos.






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