Page 8 - Ciências da Natureza
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Introdução
O Marista Centro-Norte apresenta as Diretrizes para o laboratório de ensino
de Ciências da Natureza uma tratativa para aprimorar as ações pedagógicas, em
consonância com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista,
o Projeto Educativo do Brasil Marista, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
e nossas vivências didático-pedagógicas na Educação Básica, desde a Educação
Infantil até a conclusão do Ensino Médio. As aulas práticas na área de Ciências da
Natureza e suas Tecnologias proporcionam o desenvolvimento da curiosidade e
o interesse pela ciência, ampliando a capacidade dos estudantes de resolver pro-
blemas. O enfrentamento de desafios contextualizados parte do pressuposto de
que os resultados não previstos desafiarão a imaginação e o raciocínio em torno
da temática trabalhada na sala de aula, promovendo, assim, a construção do pen-
samento científico de forma crítica.
O Projeto Educativo do Brasil Marista institui que a ação pedagógica deve
“produzir dinâmicas próprias que auxiliem o estudante a conferir significados
aos acontecimentos, às experiências e aos fenômenos com que se depara cotidia-
namente e a se reconhecer como protagonista na internalização e (re)construção
dos saberes” (UMBRASIL, 2010, p.58). O projeto educativo ainda aponta que são
necessários espaçotempos de investigação e de produção de conhecimento,
o que auxilia na formulação de ideias, na elaboração de questionamentos, na
pesquisa e na reflexão (ibidem, p.68).
O laboratório de ensino de Ciências da Natureza é um ambiente pedagógico
que pode propiciar dinâmicas singulares por meio das atividades práticas expe-
rimentais. Quando cuidadosamente planejadas e organizadas pelos docentes, e
em consonância com competências e habilidades desenvolvidas nas aulas, essas
atividades colocam os estudantes diante de situações significativas de aprendi-
zagem que os desafiam a assumir o protagonismo no processo de construção de
conhecimento e resolução de desafios globais que afetam o mundo em que vivemos.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 7