Page 7 - Ciências da Natureza
P. 7

Incontestavelmente, as Ciências da Natureza, em todas as suas formas e aplicações,
          impulsionam o crescimento técnico para evolução da pesquisa e inovação.
          O pensamento crítico e o conhecimento científico aliados à prática configuram
          papel fundamental perante a proposição de mudanças importantes nas escolhas
          e modo de vida da sociedade atual. Dessa forma, tornamo-nos capazes de buscar
          opções mais sustentáveis, visando sempre a qualidade e a preservação da
          vida no planeta.
          Para além dos itens necessários à configuração de um laboratório físico, este
          documento contempla as diretrizes para o ensino de Ciências da Natureza e suas
          Tecnologias de forma prática, isto é, o ensino investigativo, o letramento científico
          e o protagonismo do estudante como caminhos para engajar nossos jovens e
          construir saberes na área científica e tecnológica de maneira a fomentar a formação
          de cidadãos conscientes e atuantes em nossa sociedade por meio da prática e da
          resolução de situações diversas.

          Esta diretriz prevê orientações específicas para garantir a adequação às norma-
          tivas e leis que regem a organização de um laboratório de Ciências da Natureza.
          Por isso, este documento discute e estrutura procedimentos, comportamentos e
          elementos físicos essenciais para um bom funcionamento do espaço de investi-
          gação que o constitui.

          Portanto, as Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza, ali-
          nhadas à visão e à missão marista, visam garantir um aprendizado crítico dos
          saberes e uma aplicabilidade real, pautados em valores essenciais de respeito, so-
          lidariedade e inclusão dentro da unidade cristã inspirada por São Marcelino
          Champagnat.
                                           Um fraterno abraço e boa leitura!























           6   Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12