Page 7 - Ciências da Natureza
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Incontestavelmente, as Ciências da Natureza, em todas as suas formas e aplicações,
impulsionam o crescimento técnico para evolução da pesquisa e inovação.
O pensamento crítico e o conhecimento científico aliados à prática configuram
papel fundamental perante a proposição de mudanças importantes nas escolhas
e modo de vida da sociedade atual. Dessa forma, tornamo-nos capazes de buscar
opções mais sustentáveis, visando sempre a qualidade e a preservação da
vida no planeta.
Para além dos itens necessários à configuração de um laboratório físico, este
documento contempla as diretrizes para o ensino de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias de forma prática, isto é, o ensino investigativo, o letramento científico
e o protagonismo do estudante como caminhos para engajar nossos jovens e
construir saberes na área científica e tecnológica de maneira a fomentar a formação
de cidadãos conscientes e atuantes em nossa sociedade por meio da prática e da
resolução de situações diversas.
Esta diretriz prevê orientações específicas para garantir a adequação às norma-
tivas e leis que regem a organização de um laboratório de Ciências da Natureza.
Por isso, este documento discute e estrutura procedimentos, comportamentos e
elementos físicos essenciais para um bom funcionamento do espaço de investi-
gação que o constitui.
Portanto, as Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza, ali-
nhadas à visão e à missão marista, visam garantir um aprendizado crítico dos
saberes e uma aplicabilidade real, pautados em valores essenciais de respeito, so-
lidariedade e inclusão dentro da unidade cristã inspirada por São Marcelino
Champagnat.
Um fraterno abraço e boa leitura!
6 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza