Page 6 - Ciências da Natureza
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Apresentação





                                “A vida de vossos alunos será o que tiverem aprendido convosco.
                                    Não poupeis esforços para formar seus corações à virtude.”
                                                        São Marcelino Champagnat.


                    Estimado(a) professor(a),
                    Mais do que nunca, o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                    desponta, de maneira singular, em nossa sociedade. Indiscutivelmente, o propó-
                    sito de agregar conhecimento teórico e prático na busca de soluções para as mais
                    diversas situações-problema se faz presente e necessário no escopo da atuação
                    docente. Além disso, as Ciências da Natureza visam novas descobertas, a expe-
                    rimentação, a investigação e a ascensão do pensamento crítico. Nesse contexto,
                    o laboratório de ciências torna-se o lugar ideal para se motivar a paixão pelo
                    conhecimento e pelo fazer ciência, centrado em estimular a participação ativa dos
                    estudantes e oferecer práticas que corroboram com a construção do pensamento
                    crítico.

                    Com os objetivos de garantir um aprendizado significativo e de despertar
                    no estudante marista o interesse e o prazer em aprender, tornando-o cientifica-
                    mente competente, devemos nos pautar nos princípios reguladores do Marista
                    Centro-Norte, centrados em nossas Matrizes Curriculares de Educação Básica do
                    Brasil Marista, orientados pelo Projeto Educativo do Brasil Marista e alinhados
                    com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
                    É fundamental que o docente conheça e revisite continuamente os princípios
                    instituídos pelo Marista Centro-Norte, bem como seus documentos diretivos.
                    Esse estudo deve visar, sobretudo, a educação de qualidade, a ética cristã,
                    a solidariedade, o compromisso, a responsabilidade, a cidadania planetária, a
                    inclusão e, por fim, um currículo em movimento, como direitos fundamentais
                    dos estudantes. Dessa forma, nossos docentes estarão aptos profissionalmente,
                    demonstrando apropriação das normativas que movem o saber marista, e se
                    sentirão plenamente capacitados a exercer sua vocação de educador.




                               Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza  5
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