Page 6 - Ciências da Natureza
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Apresentação
“A vida de vossos alunos será o que tiverem aprendido convosco.
Não poupeis esforços para formar seus corações à virtude.”
São Marcelino Champagnat.
Estimado(a) professor(a),
Mais do que nunca, o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
desponta, de maneira singular, em nossa sociedade. Indiscutivelmente, o propó-
sito de agregar conhecimento teórico e prático na busca de soluções para as mais
diversas situações-problema se faz presente e necessário no escopo da atuação
docente. Além disso, as Ciências da Natureza visam novas descobertas, a expe-
rimentação, a investigação e a ascensão do pensamento crítico. Nesse contexto,
o laboratório de ciências torna-se o lugar ideal para se motivar a paixão pelo
conhecimento e pelo fazer ciência, centrado em estimular a participação ativa dos
estudantes e oferecer práticas que corroboram com a construção do pensamento
crítico.
Com os objetivos de garantir um aprendizado significativo e de despertar
no estudante marista o interesse e o prazer em aprender, tornando-o cientifica-
mente competente, devemos nos pautar nos princípios reguladores do Marista
Centro-Norte, centrados em nossas Matrizes Curriculares de Educação Básica do
Brasil Marista, orientados pelo Projeto Educativo do Brasil Marista e alinhados
com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
É fundamental que o docente conheça e revisite continuamente os princípios
instituídos pelo Marista Centro-Norte, bem como seus documentos diretivos.
Esse estudo deve visar, sobretudo, a educação de qualidade, a ética cristã,
a solidariedade, o compromisso, a responsabilidade, a cidadania planetária, a
inclusão e, por fim, um currículo em movimento, como direitos fundamentais
dos estudantes. Dessa forma, nossos docentes estarão aptos profissionalmente,
demonstrando apropriação das normativas que movem o saber marista, e se
sentirão plenamente capacitados a exercer sua vocação de educador.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 5