Page 9 - Ciências da Natureza
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As aulas no laboratório de ensino de ciências não devem se limitar à comprova-
          ção de princípios, a resultados esperados nem a demonstrações de efeitos que
          apenas despertam a curiosidade. Essas aulas devem ser contextualizadas e fun-
          damentadas na problematização que mobiliza os estudantes para enfrentar si-
          tuações-problema. Com isso, objetiva-se uma maior compreensão das relações
          investigadas, discussão de pontos de vista e consenso em torno de possíveis solu-
          ções para um mesmo problema (Hodson, 1994, p.306). A educação científica deve
          promover no estudante a real compreensão da ciência, da sua construção social e
          que ela influencia e sofre influência na sociedade. Essa ideia de construção huma-
          na deve estar clara para os estudantes, pois há concepções de ciência que não se
          sustentam ao analisar as rupturas de paradigmas na transformação da sociedade
          (SASSERON, 2013, p.267).
          O método Marista de educar é caracterizado pela excelência acadêmica, preconi-
          zada em nosso projeto educativo e traduzida nas Matrizes Curriculares de Educa-
          ção Básica do Brasil Marista – Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
          Nesse cenário, o primor no processo de ensino e aprendizagem fundamenta-se
          na investigação, no contexto sociocultural e no domínio da linguagem científica
          – letramento científico. Uma possibilidade atrelada ao trabalho docente é inves-
          tigar fenômenos observados no cotidiano dos estudantes, o que os tornam mais
          interessantes para o estudo, permitindo compreendê-los por meio de explica-
          ções. Nossa Matriz Curricular e o nosso Projeto Educativo, em acordo com a BNCC
          (BRASIL, 2018, p.321), nos orientam que:
                      [...] ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Na-
                      tureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letra-
                      mento científico, que envolve a capacidade de compreender e
                      interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também
                      de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais
                      das ciências.
          A atuação cidadã para solucionar os desafios – sejam eles: ambientais, de
          saúde pública, de cunho político ou relações lógico-matemático –, enfrentados
          por nossos estudantes, será basilar para a construção e aplicação da alfabetização
          e letramento científico. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza, por
          meio de um olhar articulado com os diversos campos do saber, precisa assegu-
          rar aos estudantes da Educação Básica o acesso à diversidade de conhecimentos
          científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa
          aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação, da linguagem
          científica e dos contextos sociais. Espera-se, desse modo, possibilitar que esses
          estudantes tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca.





           8   Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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