Page 9 - Ciências da Natureza
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As aulas no laboratório de ensino de ciências não devem se limitar à comprova-
ção de princípios, a resultados esperados nem a demonstrações de efeitos que
apenas despertam a curiosidade. Essas aulas devem ser contextualizadas e fun-
damentadas na problematização que mobiliza os estudantes para enfrentar si-
tuações-problema. Com isso, objetiva-se uma maior compreensão das relações
investigadas, discussão de pontos de vista e consenso em torno de possíveis solu-
ções para um mesmo problema (Hodson, 1994, p.306). A educação científica deve
promover no estudante a real compreensão da ciência, da sua construção social e
que ela influencia e sofre influência na sociedade. Essa ideia de construção huma-
na deve estar clara para os estudantes, pois há concepções de ciência que não se
sustentam ao analisar as rupturas de paradigmas na transformação da sociedade
(SASSERON, 2013, p.267).
O método Marista de educar é caracterizado pela excelência acadêmica, preconi-
zada em nosso projeto educativo e traduzida nas Matrizes Curriculares de Educa-
ção Básica do Brasil Marista – Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Nesse cenário, o primor no processo de ensino e aprendizagem fundamenta-se
na investigação, no contexto sociocultural e no domínio da linguagem científica
– letramento científico. Uma possibilidade atrelada ao trabalho docente é inves-
tigar fenômenos observados no cotidiano dos estudantes, o que os tornam mais
interessantes para o estudo, permitindo compreendê-los por meio de explica-
ções. Nossa Matriz Curricular e o nosso Projeto Educativo, em acordo com a BNCC
(BRASIL, 2018, p.321), nos orientam que:
[...] ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Na-
tureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letra-
mento científico, que envolve a capacidade de compreender e
interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também
de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais
das ciências.
A atuação cidadã para solucionar os desafios – sejam eles: ambientais, de
saúde pública, de cunho político ou relações lógico-matemático –, enfrentados
por nossos estudantes, será basilar para a construção e aplicação da alfabetização
e letramento científico. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza, por
meio de um olhar articulado com os diversos campos do saber, precisa assegu-
rar aos estudantes da Educação Básica o acesso à diversidade de conhecimentos
científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa
aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação, da linguagem
científica e dos contextos sociais. Espera-se, desse modo, possibilitar que esses
estudantes tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca.
8 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza