Page 14 - Ciências da Natureza
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Na Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil Marista, são apresentados os
mapas das aprendizagens que contemplam as competências esperadas ao término
da Educação Básica, as habilidades a serem desenvolvidas e seus respectivos
conteúdos nucleares. A Matriz Curricular Marista está em alinhamento integral
com a BNCC e, em sua totalidade, abrange as competências acadêmicas,
ético-estéticas, políticas e tecnológicas dirigidas para a formação integral dos
estudantes, permitindo a excelência na aprendizagem, nos processos criativos,
na utilização de tecnologias e no exercício pleno da cidadania.
O processo de planejamento está diretamente relacionado à escolha dos con-
ceitos, de procedimentos, de atividades, de recursos disponíveis, de estratégias,
de instrumentos de avaliação e da metodologia a ser adotada por determinado
período (FERRAZ & BELHOT, 2010, p.421). Para os pesquisadores supracitados:
Muitos dos objetivos implícitos estão relacionados a aspectos
cognitivos de alta abstração. Em outras palavras, os educadores
almejam que seus alunos atinjam um nível de maturidade de co-
nhecimento muitas vezes incompatível com os objetivos decla-
rados e com procedimentos, estratégias e conteúdos utilizados e
ministrados (IBIDEM, p.422).
O educador deve observar a complexidade dos projetos, as tarefas e as avaliações
nas aulas de Ciências da Natureza para que o estudante não se sinta desvalorizado
ou inferiorizado perante objetivos educacionais inadequados à sua maturidade
cognitiva. A expectativa para a aprendizagem deve ser ajustada de acordo com o
nível de maturidade dos estudantes de cada ciclo.
A listagem Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação
Infantil a seguir mostra de forma simples os objetivos de aprendizagem e
desenvolvimento para a Educação Infantil. Para melhor entender a ação com as
habilidades e o conteúdo, são apresentadas na listagem Competências especí-
ficas da BNCC de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino
Fundamental as competências para o Ensino Fundamental e na listagem
Competências específicas da BNCC de Ciências da Natureza e suas Tecno-
logias para o Ensino Médio para o Ensino Médio (BRASIL, 2018).
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 13