Page 14 - Ciências da Natureza
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Na Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil Marista, são apresentados os
                    mapas das aprendizagens que contemplam as competências esperadas ao término
                    da Educação Básica, as habilidades a serem desenvolvidas e seus respectivos
                    conteúdos nucleares. A Matriz Curricular Marista está em alinhamento integral
                    com a BNCC e, em sua totalidade, abrange as competências acadêmicas,
                    ético-estéticas, políticas e tecnológicas dirigidas para a formação integral dos
                    estudantes, permitindo a excelência na aprendizagem, nos processos criativos,
                    na utilização de tecnologias e no exercício pleno da cidadania.
                    O processo de planejamento está diretamente relacionado à escolha dos con-
                    ceitos, de procedimentos, de atividades, de recursos disponíveis, de estratégias,
                    de instrumentos de avaliação e da metodologia a ser adotada por determinado
                    período (FERRAZ & BELHOT, 2010, p.421). Para os pesquisadores supracitados:
                               Muitos dos objetivos implícitos estão relacionados a aspectos
                               cognitivos de alta abstração. Em outras palavras, os educadores
                               almejam que seus alunos atinjam um nível de maturidade de co-
                               nhecimento muitas vezes incompatível com os objetivos decla-
                               rados e com procedimentos, estratégias e conteúdos utilizados e
                               ministrados (IBIDEM, p.422).
                    O educador deve observar a complexidade dos projetos, as tarefas e as avaliações
                    nas aulas de Ciências da Natureza para que o estudante não se sinta desvalorizado
                    ou inferiorizado perante objetivos educacionais inadequados à sua maturidade
                    cognitiva. A expectativa para a aprendizagem deve ser ajustada de acordo com o
                    nível de maturidade dos estudantes de cada ciclo.
                    A listagem Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação
                    Infantil a seguir mostra de forma simples os objetivos de aprendizagem e
                    desenvolvimento para a Educação Infantil. Para melhor entender a ação com as
                    habilidades e o conteúdo, são apresentadas na listagem Competências especí-
                    ficas da BNCC de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino
                    Fundamental as competências para o Ensino Fundamental e na listagem
                    Competências específicas da BNCC de Ciências da Natureza e suas Tecno-
                    logias para o Ensino Médio para o Ensino Médio (BRASIL, 2018).















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