Page 19 - Ciências da Natureza
P. 19

Em uma investigação  conduzida  pelos estudantes, cabe  a eles  a origem  da

          questão, a proposta de investigação, o planejamento, a definição de materiais e
          equipamentos necessários, os registros e a tecnologia envolvida neste processo,
          a interpretação dos dados, análise de evidências, propostas para resolução dos
          problemas e criação de alternativas para a sua resolução. Todas essas atividades
          orientadas e acompanhadas pelo docente.

          Os estudantes da Educação Básica podem percorrer este percurso de maneira
          gradativa, em categorias. A mudança do modo tradicional para aquele em que
          o estudante assume o protagonismo pode ocorrer aos poucos, até mesmo para
          que o docente se sinta à vontade com ideias que surgem dos educandos:
                        Protagonismo do estudante em etapas



















          O conhecimento, a compreensão da situação-problema e as habilidades envolvidas
          exigem muita dedicação dos estudantes nas atividades investigativas. Assim, o
          processo deve ser longo e recursivo, promovendo o protagonismo do estudante
          de maneira cíclica.

          O ensino por investigação baseia-se em um aprendizado dinâmico e ativo,
          conforme é definido nas Matrizes Curriculares Maristas. Com um problema
          determinado, é preciso inicialmente introduzir conceitos-chave para sua reso-
          lução, o que permite ao docente trabalhar conteúdos prévios dos estudantes.
          Um dos objetivos é fazer com que discentes elaborem diversas intervenções para
          o mesmo problema, desenvolvendo a autonomia e a compreensão da possi-
          blidade de diferentes interpretações de um mesmo fenômeno. Outras habilidades
          como argumentação, análise de evidências e sistematização dos conceitos são
          desenvolvidas em atividades investigativas (UMBRASIL, 2019).




           18  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24