Page 19 - Ciências da Natureza
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Em uma investigação conduzida pelos estudantes, cabe a eles a origem da
questão, a proposta de investigação, o planejamento, a definição de materiais e
equipamentos necessários, os registros e a tecnologia envolvida neste processo,
a interpretação dos dados, análise de evidências, propostas para resolução dos
problemas e criação de alternativas para a sua resolução. Todas essas atividades
orientadas e acompanhadas pelo docente.
Os estudantes da Educação Básica podem percorrer este percurso de maneira
gradativa, em categorias. A mudança do modo tradicional para aquele em que
o estudante assume o protagonismo pode ocorrer aos poucos, até mesmo para
que o docente se sinta à vontade com ideias que surgem dos educandos:
Protagonismo do estudante em etapas
O conhecimento, a compreensão da situação-problema e as habilidades envolvidas
exigem muita dedicação dos estudantes nas atividades investigativas. Assim, o
processo deve ser longo e recursivo, promovendo o protagonismo do estudante
de maneira cíclica.
O ensino por investigação baseia-se em um aprendizado dinâmico e ativo,
conforme é definido nas Matrizes Curriculares Maristas. Com um problema
determinado, é preciso inicialmente introduzir conceitos-chave para sua reso-
lução, o que permite ao docente trabalhar conteúdos prévios dos estudantes.
Um dos objetivos é fazer com que discentes elaborem diversas intervenções para
o mesmo problema, desenvolvendo a autonomia e a compreensão da possi-
blidade de diferentes interpretações de um mesmo fenômeno. Outras habilidades
como argumentação, análise de evidências e sistematização dos conceitos são
desenvolvidas em atividades investigativas (UMBRASIL, 2019).
18 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza