Page 21 - Ciências da Natureza
P. 21

De forma a oferecer oportunidades diferenciadas para a aprendizagem, Scarpa &
          Campos (2018) inferiram que não somente conceitos, princípios, leis e teorias
          científicas devem ser o enfoque dos estudos das ciências, mas antes as vivências, as
          reflexões e a compreensão sobre os procedimentos e raciocínios pelos quais eles
          foram elaborados, que isso pode ter se modificado ao longo do tempo e que pode
          ter limitações e influências na sociedade, além de sofrer influências dela. Para uma
          correta modelagem da alfabetização científica e posterior letramento científico,
          sugere-se um equilíbrio entre os eixos: aprender ciências, aprender a fazer ciências
          e aprender sobre ciências, conforme modelo abaixo.

              Representação das relações entre os três eixos da Alfabetização
                           Científica na Educação Básica


                             Alfabetização Científica

                     Aprender     Aprender a   Aprender sobre
                      Ciências   fazer Ciências  Ciências

                                      Fonte: Elaborado por Scarpa & Campos, 2018.
          No entanto, o que é historicamente visto e deve ser reexaminado para que haja
          efetivamente uma mudança no ensino de ciências está evidenciado a seguir:


                               Tradicionalmente...

                                                Aprender a
                         Aprender Ciências
                                               fazer Ciências
                                      Fonte: Elaborado por Scarpa & Campos, 2018.
          Tradicionalmente, o aprendizado de conteúdos conceituais é favorecido nas salas
          de aulas de Ciências da Educação Básica e, quando atividades práticas e experi-
          mentais estão presentes, servem para ilustrar ou corroborar os conteúdos vistos
          nas aulas teóricas.
          Faz-se importante compreender a diferença essencial entre dois termos que, à
          princípio, parecem muito similares e que podem levar a uma interpretação dúbia
          ou errônea a nível de discussões educacionais aprofundadas e estudos de área do
          conhecimento correlacionados. Esses termos são a alfabetização científica e o
          letramento científico.





           20  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26