Page 21 - Ciências da Natureza
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De forma a oferecer oportunidades diferenciadas para a aprendizagem, Scarpa &
Campos (2018) inferiram que não somente conceitos, princípios, leis e teorias
científicas devem ser o enfoque dos estudos das ciências, mas antes as vivências, as
reflexões e a compreensão sobre os procedimentos e raciocínios pelos quais eles
foram elaborados, que isso pode ter se modificado ao longo do tempo e que pode
ter limitações e influências na sociedade, além de sofrer influências dela. Para uma
correta modelagem da alfabetização científica e posterior letramento científico,
sugere-se um equilíbrio entre os eixos: aprender ciências, aprender a fazer ciências
e aprender sobre ciências, conforme modelo abaixo.
Representação das relações entre os três eixos da Alfabetização
Científica na Educação Básica
Alfabetização Científica
Aprender Aprender a Aprender sobre
Ciências fazer Ciências Ciências
Fonte: Elaborado por Scarpa & Campos, 2018.
No entanto, o que é historicamente visto e deve ser reexaminado para que haja
efetivamente uma mudança no ensino de ciências está evidenciado a seguir:
Tradicionalmente...
Aprender a
Aprender Ciências
fazer Ciências
Fonte: Elaborado por Scarpa & Campos, 2018.
Tradicionalmente, o aprendizado de conteúdos conceituais é favorecido nas salas
de aulas de Ciências da Educação Básica e, quando atividades práticas e experi-
mentais estão presentes, servem para ilustrar ou corroborar os conteúdos vistos
nas aulas teóricas.
Faz-se importante compreender a diferença essencial entre dois termos que, à
princípio, parecem muito similares e que podem levar a uma interpretação dúbia
ou errônea a nível de discussões educacionais aprofundadas e estudos de área do
conhecimento correlacionados. Esses termos são a alfabetização científica e o
letramento científico.
20 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza