Page 18 - Ciências da Natureza
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O docente tem papel importante no planejamento da atividade prática, pois cabe
                    a ele identificar e formular questões problematizadoras que possibilitem um ca-
                    ráter investigativo à prática a ser desenvolvida pelos estudantes, perguntas ca-
                    pazes de despertar-lhes o interesse e promover o seu envolvimento na busca de
                    solucionar ou elucidar o problema proposto. Além disso, o docente deve conduzir
                    os estudantes à sistematização do conhecimento, e não somente observá-los exe-
                    cutar um roteiro descritivo (SÁ ET AL., 2007, p.12).
                    Protagonismo estudantil e o ensino por investigação no ambiente de
                    laboratório
                    O protagonismo estudantil visa estimular a autonomia e a criticidade para que a
                    aplicação do conhecimento aprendido seja reflexiva e pautada na resolução de
                    problemas. Tal perspectiva deve envolver a utilização dos objetos de estudo em
                    conformidade com questões sociais e tecnológicas diversas. Assim, o estudante
                    torna-se parte integrante e indissociável da criação de soluções para desafios
                    ambientais, de saúde, voltados para o protagonismo social e demais implicações.
                    As aulas práticas possibilitam o desenvolvimento de habilidades investigativas
                    que reúnem o planejamento de experimentos, a análise crítica, a formulação e a
                    verificação de hipóteses, a análise dos dados obtidos e a discussão dos resultados
                    encontrados. Para a educadora Joelma Cruz (2007, p.28), o trabalho no laboratório:
                               [...] pode ser desenvolvido visando a vários objetivos. Pode ser
                               usado para demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teó-
                               rico, coletar dados, testar uma hipótese, desenvolver habilidades
                               básicas de observação ou medida, propiciar à familiarização com
                               os instrumentos, propiciar experiências com a luz e o som, co-
                               nhecer os hábitos alimentares e o modo de vida de determinadas
                               espécies. Há uma infinidade de ações e procedimentos a serem
                               desenvolvidos em um laboratório, não apenas a observação em
                               microscópios ou a mistura de reagentes químicos. Quando é feito
                               um trabalho pedagógico coerente, em que o desenvolvimento do
                               aluno é apreciado, as atividades didáticas passam a ter um perfil
                               totalmente diferenciado.
                    As práticas investigativas corroboram a iniciação científica de forma gradual,
                    conforme trazido por Tamiosso, et. al. (2019). A autora evidencia em seu
                    trabalho que as expectativas dos estudantes para a utilização do laboratório
                    como espaço de construção de conhecimento devem perpassar novas
                    estratégias, contribuir com soluções relevantes e aprimorar o que já está bem
                    estabelecido. Dessa forma, atingimos as adaptações exigidas pela rapidez da
                    globalização existentes em nossa sociedade. (ibidem) Tamiosso relata ainda que
                    os métodos tradicionais de ensino – aulas expositivas e leituras de livros – são
                    instrumentos válidos, mas que não podem ser a única possibilidade existente
                    para um aprendizado significativo.



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