Page 18 - Ciências da Natureza
P. 18
O docente tem papel importante no planejamento da atividade prática, pois cabe
a ele identificar e formular questões problematizadoras que possibilitem um ca-
ráter investigativo à prática a ser desenvolvida pelos estudantes, perguntas ca-
pazes de despertar-lhes o interesse e promover o seu envolvimento na busca de
solucionar ou elucidar o problema proposto. Além disso, o docente deve conduzir
os estudantes à sistematização do conhecimento, e não somente observá-los exe-
cutar um roteiro descritivo (SÁ ET AL., 2007, p.12).
Protagonismo estudantil e o ensino por investigação no ambiente de
laboratório
O protagonismo estudantil visa estimular a autonomia e a criticidade para que a
aplicação do conhecimento aprendido seja reflexiva e pautada na resolução de
problemas. Tal perspectiva deve envolver a utilização dos objetos de estudo em
conformidade com questões sociais e tecnológicas diversas. Assim, o estudante
torna-se parte integrante e indissociável da criação de soluções para desafios
ambientais, de saúde, voltados para o protagonismo social e demais implicações.
As aulas práticas possibilitam o desenvolvimento de habilidades investigativas
que reúnem o planejamento de experimentos, a análise crítica, a formulação e a
verificação de hipóteses, a análise dos dados obtidos e a discussão dos resultados
encontrados. Para a educadora Joelma Cruz (2007, p.28), o trabalho no laboratório:
[...] pode ser desenvolvido visando a vários objetivos. Pode ser
usado para demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teó-
rico, coletar dados, testar uma hipótese, desenvolver habilidades
básicas de observação ou medida, propiciar à familiarização com
os instrumentos, propiciar experiências com a luz e o som, co-
nhecer os hábitos alimentares e o modo de vida de determinadas
espécies. Há uma infinidade de ações e procedimentos a serem
desenvolvidos em um laboratório, não apenas a observação em
microscópios ou a mistura de reagentes químicos. Quando é feito
um trabalho pedagógico coerente, em que o desenvolvimento do
aluno é apreciado, as atividades didáticas passam a ter um perfil
totalmente diferenciado.
As práticas investigativas corroboram a iniciação científica de forma gradual,
conforme trazido por Tamiosso, et. al. (2019). A autora evidencia em seu
trabalho que as expectativas dos estudantes para a utilização do laboratório
como espaço de construção de conhecimento devem perpassar novas
estratégias, contribuir com soluções relevantes e aprimorar o que já está bem
estabelecido. Dessa forma, atingimos as adaptações exigidas pela rapidez da
globalização existentes em nossa sociedade. (ibidem) Tamiosso relata ainda que
os métodos tradicionais de ensino – aulas expositivas e leituras de livros – são
instrumentos válidos, mas que não podem ser a única possibilidade existente
para um aprendizado significativo.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 17