Page 17 - Ciências da Natureza
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Competências específicas da BNCC de Ciências da Natureza e suas
          Tecnologias para o Ensino Médio
          1.  Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas intera-
             ções e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e cole-
             tivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioam-
             bientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
          2.  Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do
             Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento
             e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões
             éticas e responsáveis.
          3.  Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento cien-
             tífico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos
             e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
             considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas desco-
             bertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de
             diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
                               Fonte: Competências específicas da BNCC de Ciências da
                       Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio (BRASIL, 2018, p.553).

          Na dimensão da prática docente, fatores como: recursos disponíveis, número de
          estudantes em cada sala, materiais e o espaço físico do laboratório devem ser
          considerados durante a elaboração e a organização da prática. A experimentação
          deve necessariamente ser acompanhada da possibilidade de investigação, senão
          o objetivo esperado não é atingido. Afinal, o ato de investigar envolve diferentes
          aspectos da pesquisa e é o que promoverá a aprendizagem de competências e o
          desenvolvimento de habilidades (POSSOBOM, 2003, p.115).
          Laburú (2005) propõe a organização dos objetivos referentes às atividades
          experimentais em quatro categorias, a saber:
          1.  Motivacional - envolve atividades que despertam a curiosidade dos estudantes.
          2.  Funcional – focada em experimentos de simples manipulação de equipamentos.
          3.  Instrucional – utilizada em casos de explicação de conteúdos e modelos.
          4.  Epistemológica – propõe ratificar um conhecimento.
          É importante que o docente reflita a respeito dos objetivos acima citados, pois são
          eles os norteadores das atividades práticas para constatar aquele que tem predo-
          minado na sua prática pedagógica durante as aulas de laboratório. Em determina-
          da situação, pode ser conveniente planejar uma aula prática com o objetivo mo-
          tivacional de instigar os estudantes, despertando-lhes o interesse pela temática.
          Todavia, é desejável e necessário que as atividades práticas desenvolvidas no la-
          boratório de ciências apresentem uma sequência progressiva e que contemplem
          as discussões relevantes para a formação dos estudantes.



           16  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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