Page 17 - Ciências da Natureza
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Competências específicas da BNCC de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias para o Ensino Médio
1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas intera-
ções e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e cole-
tivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioam-
bientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do
Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento
e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões
éticas e responsáveis.
3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento cien-
tífico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos
e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas desco-
bertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de
diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Fonte: Competências específicas da BNCC de Ciências da
Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio (BRASIL, 2018, p.553).
Na dimensão da prática docente, fatores como: recursos disponíveis, número de
estudantes em cada sala, materiais e o espaço físico do laboratório devem ser
considerados durante a elaboração e a organização da prática. A experimentação
deve necessariamente ser acompanhada da possibilidade de investigação, senão
o objetivo esperado não é atingido. Afinal, o ato de investigar envolve diferentes
aspectos da pesquisa e é o que promoverá a aprendizagem de competências e o
desenvolvimento de habilidades (POSSOBOM, 2003, p.115).
Laburú (2005) propõe a organização dos objetivos referentes às atividades
experimentais em quatro categorias, a saber:
1. Motivacional - envolve atividades que despertam a curiosidade dos estudantes.
2. Funcional – focada em experimentos de simples manipulação de equipamentos.
3. Instrucional – utilizada em casos de explicação de conteúdos e modelos.
4. Epistemológica – propõe ratificar um conhecimento.
É importante que o docente reflita a respeito dos objetivos acima citados, pois são
eles os norteadores das atividades práticas para constatar aquele que tem predo-
minado na sua prática pedagógica durante as aulas de laboratório. Em determina-
da situação, pode ser conveniente planejar uma aula prática com o objetivo mo-
tivacional de instigar os estudantes, despertando-lhes o interesse pela temática.
Todavia, é desejável e necessário que as atividades práticas desenvolvidas no la-
boratório de ciências apresentem uma sequência progressiva e que contemplem
as discussões relevantes para a formação dos estudantes.
16 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza