Page 11 - Ciências da Natureza
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Capítulo 1






          Laboratório de ciências como
          ambiente pedagógico e pressupostos

          metodológicos

          No campo da educação, persistem os debates e as reflexões acerca das práticas e
          metodologias mais adequadas para que a construção do conhecimento seja signifi-
          cativa e apropriada às reflexões sobre a realidade do mundo. Esse diálogo torna-se
          indispensável à medida que as gerações traduzem em novas linguagens e pensa-
          mentos próprios os seus ideais, seus desejos e suas vivências culturais,  ao passo que
          desenvolvem suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais, tão pertinentes para o
          ingresso na vida adulta e para uma atuação cidadã consciente e responsável.
          A relevância das atividades de laboratório para o ensino de Ciências da Natureza
          e suas Tecnologias está consolidada e fundamentada nos documentos
          oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes Curriculares
          de Educação Básica do Brasil Marista. Notamos na área de Ciências da Natureza e
          suas Tecnologias a busca pela compreensão do mundo e dos fenômenos que nele
          ocorrem, utilizando dos conhecimentos prévios dos estudantes e ampliando as
          discussões a partir do entendimento de diferentes escalas e perspectivas, como
          a social, histórica, cultural e econômica. Portanto, mobilizar os conhecimentos
          na busca de respostas para problemas ou situação-problema permite ao educador
          definir estratégias a serem adotadas no processo de ensino-aprendizagem
          (UMBRASIL, 2019, p.58).
          A valorização do espaço de laboratório deve ser parte integrante da prática
          docente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e incorporada à
          rotina do estudante, indo ao encontro da premissa apresentada nos eixos estru-
          turantes da Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil Marista, sendo eles:
          a investigação científica, a linguagem científica e a contextualização sócio-histó-
          rica e cultural. A Matriz Curricular Marista dispõe:




           10  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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