Page 11 - Ciências da Natureza
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Capítulo 1
Laboratório de ciências como
ambiente pedagógico e pressupostos
metodológicos
No campo da educação, persistem os debates e as reflexões acerca das práticas e
metodologias mais adequadas para que a construção do conhecimento seja signifi-
cativa e apropriada às reflexões sobre a realidade do mundo. Esse diálogo torna-se
indispensável à medida que as gerações traduzem em novas linguagens e pensa-
mentos próprios os seus ideais, seus desejos e suas vivências culturais, ao passo que
desenvolvem suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais, tão pertinentes para o
ingresso na vida adulta e para uma atuação cidadã consciente e responsável.
A relevância das atividades de laboratório para o ensino de Ciências da Natureza
e suas Tecnologias está consolidada e fundamentada nos documentos
oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes Curriculares
de Educação Básica do Brasil Marista. Notamos na área de Ciências da Natureza e
suas Tecnologias a busca pela compreensão do mundo e dos fenômenos que nele
ocorrem, utilizando dos conhecimentos prévios dos estudantes e ampliando as
discussões a partir do entendimento de diferentes escalas e perspectivas, como
a social, histórica, cultural e econômica. Portanto, mobilizar os conhecimentos
na busca de respostas para problemas ou situação-problema permite ao educador
definir estratégias a serem adotadas no processo de ensino-aprendizagem
(UMBRASIL, 2019, p.58).
A valorização do espaço de laboratório deve ser parte integrante da prática
docente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e incorporada à
rotina do estudante, indo ao encontro da premissa apresentada nos eixos estru-
turantes da Matriz Curricular de Educação Básica do Brasil Marista, sendo eles:
a investigação científica, a linguagem científica e a contextualização sócio-histó-
rica e cultural. A Matriz Curricular Marista dispõe:
10 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza