Page 29 - Ciências da Natureza
P. 29
É função do gestor escolar:
a. manter o espaço físico do laboratório destinado para esse fim. Não deixar que
o local se torne um espaço de depósito;
b. estimular estudantes e professores a utilizar o espaço de laboratório;
c. adquirir os materiais necessários para as atividades propostas;
d. tomar as providências necessárias no caso de acidentes. No envolvimento de
estudantes, entrar em contato com os responsáveis imediatamente;
e. promover a transparência com relação a possíveis ocorrências.
É função do docente:
a. planejar e organizar previamente as atividades, articulando teoria e prática;
b. cuidar para que as instruções e regras sejam seguidas pelos estudantes com
vistas à segurança e zelo do patrimônio escolar;
c. utilizar jaleco, modelar o comportamento adequado e ser exemplo no manejo
e cuidado com substâncias e equipamentos;
d. ler e seguir atentamente as instruções de instrumentos do laboratório, ró-
tulos de frascos, manter os produtos químicos bem embalados e fechados,
cuidar de equipamentos frágeis como lupa, microscópio e vidraria;
e. supervisionar os estudantes a todo momento na aula prática, sem se retirar
do local;
f. atentar-se para substâncias voláteis e/ou tóxicas e para o uso de equipamento
(máscara, capela) durante a manipulação desses. Atentar-se para substâncias
inflamáveis e o aquecimento delas em fogo direto;
g. verificar as aparelhagens ligadas ao término das atividades e manter o local
limpo e organizado.
É função do estudante:
a. seguir as instruções do professor e realizar as atividades com atenção;
b. utilizar jaleco de mangas compridas, evitando tecidos sintéticos;
c. atentar-se para as regras do laboratório – Consultar a listagem Boas práticas
de laboratório para tal;
d. comunicar ao professor casos de vidraria danificada ou quebrada, mau fun-
cionamento de aparelhos, acidentes com reagentes e outras substâncias;
e. contribuir a todo momento com a organização e manutenção do espaço de
laboratório, mantendo-o limpo e organizado antes, durante e após a aula;
f. seguir a instrução de lavagem das mãos antes, durante e após a aula prática
de laboratório.
28 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza