Page 29 - Ciências da Natureza
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É função do gestor escolar:
          a.  manter o espaço físico do laboratório destinado para esse fim. Não deixar que
             o local se torne um espaço de depósito;
          b.  estimular estudantes e professores a utilizar o espaço de laboratório;
          c.  adquirir os materiais necessários para as atividades propostas;
          d.  tomar as providências necessárias no caso de acidentes. No envolvimento de
             estudantes, entrar em contato com os responsáveis imediatamente;
          e.  promover a transparência com relação a possíveis ocorrências.

          É função do docente:
          a.  planejar e organizar previamente as atividades, articulando teoria e prática;
          b.  cuidar para que as instruções e regras sejam seguidas pelos estudantes com
             vistas à segurança e zelo do patrimônio escolar;
          c.  utilizar jaleco, modelar o comportamento adequado e ser exemplo no manejo
             e cuidado com substâncias e equipamentos;
          d.  ler e seguir atentamente as instruções de instrumentos do laboratório, ró-
             tulos de frascos, manter os produtos químicos bem embalados e fechados,
             cuidar de equipamentos frágeis como lupa, microscópio e vidraria;
          e.  supervisionar os estudantes a todo momento na aula prática, sem se retirar
             do local;
          f.  atentar-se para substâncias voláteis e/ou tóxicas e para o uso de equipamento
             (máscara, capela) durante a manipulação desses. Atentar-se para substâncias
             inflamáveis e o aquecimento delas em fogo direto;
          g.  verificar as aparelhagens ligadas ao término das atividades e manter o local
             limpo e organizado.

          É função do estudante:
          a.  seguir as instruções do professor e realizar as atividades com atenção;
          b.  utilizar jaleco de mangas compridas, evitando tecidos sintéticos;
          c.  atentar-se para as regras do laboratório – Consultar a listagem Boas práticas
             de laboratório para tal;
          d.  comunicar ao professor casos de vidraria danificada ou quebrada, mau fun-
             cionamento de aparelhos, acidentes com reagentes e outras substâncias;
          e.  contribuir a todo momento com a organização e manutenção do espaço de
             laboratório, mantendo-o limpo e organizado antes, durante e após a aula;
          f.  seguir a instrução de lavagem das mãos antes, durante e após a aula prática
             de laboratório.






           28  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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