Page 28 - Ciências da Natureza
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O docente deve incentivar,  sempre que possível,  a minimização do uso de recursos,
                    obviamente sem prejudicar o processo educativo, mas evitando o desperdício dos
                    materiais e minimizando a produção de resíduos. Os frascos devem ser identifi-
                    cados com a substância que contém e mantidos sempre tampados e em armários
                    que possam ser trancados com chave. Os resíduos não devem ficar armazenados
                    na capela, nem próximos a fontes de calor ou água. Não é uma atitude segura
                    acumular grandes quantidades de resíduos. Por isso, incentiva-se o descarte
                    regular periódico com  empresas contratadas para tal finalidade. O descarte deve
                    observar as recomendações gerais especificadas no capítulo 3. As informações
                    mínimas dos frascos de rejeitos e resíduos são: composição qualitativa do rejeito,
                    data de descarte e nome do responsável.
                    Além disso, é extremamente necessário ter conhecimento e ater-se às mudanças
                    das legislações municipais e estaduais, pois elas podem ser mais restritivas que as
                    federais e devem ser contempladas nas práticas em sua totalidade, sem exceção.
                    Cada unidade marista deve considerar normativas específicas de sua região e
                    realidade (incluindo estudantes com necessidades especiais e outras demandas),
                    promovendo o bem-estar comum e a segurança de nossos estudantes.
                    2.3 Responsabilidades dos usuários do laboratório de ensino de ciências
                    O exercício das atividades práticas de laboratório deve contemplar a conscienti-
                    zação dos estudantes e abranger obrigações e direcionamentos essenciais para
                    que se garanta a segurança de todos durante a aula.
                    O espaço físico do laboratório deve oferecer condições adequadas para a realiza-
                    ção das aulas no que diz respeito à quantidade de estudantes participantes, que
                    têm de conhecer e adotar plenamente as Diretrizes para o laboratório de ensino
                    de Ciências da Natureza. Assim, deve-se buscar minimizar os riscos ocupacio-
                    nais nos ambientes de trabalho e de estudo. Nenhum trabalho é tão importante
                    e tão urgente que não possa ser planejado e executado com cautela e prudência.
                    A segurança é uma responsabilidade coletiva e requer a cooperação de todos os
                    indivíduos do laboratório; sendo assim, é dever de todos participar e intervir em
                    favor da proteção da coletividade.
                    Os usuários do laboratório de ciências são responsáveis pela sua organização,
                    pela limpeza e pelos procedimentos durante todo o momento de instrução,
                    sempre visando resguardar os usufruidores do espaço, seguindo todos os proto-
                    colos aqui referidos e demais cabíveis de acordo com regulamentações próprias,
                    já citadas anteriormente.
                    As orientações abaixo expressam cuidado e zelo pelos laboratórios de ciências
                    e foram adaptadas do caderno de Orientações para Utilização do Laboratório
                    Escolar de Ciências da Natureza da Secretaria de Educação do Paraná (2013).




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