Page 28 - Ciências da Natureza
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O docente deve incentivar, sempre que possível, a minimização do uso de recursos,
obviamente sem prejudicar o processo educativo, mas evitando o desperdício dos
materiais e minimizando a produção de resíduos. Os frascos devem ser identifi-
cados com a substância que contém e mantidos sempre tampados e em armários
que possam ser trancados com chave. Os resíduos não devem ficar armazenados
na capela, nem próximos a fontes de calor ou água. Não é uma atitude segura
acumular grandes quantidades de resíduos. Por isso, incentiva-se o descarte
regular periódico com empresas contratadas para tal finalidade. O descarte deve
observar as recomendações gerais especificadas no capítulo 3. As informações
mínimas dos frascos de rejeitos e resíduos são: composição qualitativa do rejeito,
data de descarte e nome do responsável.
Além disso, é extremamente necessário ter conhecimento e ater-se às mudanças
das legislações municipais e estaduais, pois elas podem ser mais restritivas que as
federais e devem ser contempladas nas práticas em sua totalidade, sem exceção.
Cada unidade marista deve considerar normativas específicas de sua região e
realidade (incluindo estudantes com necessidades especiais e outras demandas),
promovendo o bem-estar comum e a segurança de nossos estudantes.
2.3 Responsabilidades dos usuários do laboratório de ensino de ciências
O exercício das atividades práticas de laboratório deve contemplar a conscienti-
zação dos estudantes e abranger obrigações e direcionamentos essenciais para
que se garanta a segurança de todos durante a aula.
O espaço físico do laboratório deve oferecer condições adequadas para a realiza-
ção das aulas no que diz respeito à quantidade de estudantes participantes, que
têm de conhecer e adotar plenamente as Diretrizes para o laboratório de ensino
de Ciências da Natureza. Assim, deve-se buscar minimizar os riscos ocupacio-
nais nos ambientes de trabalho e de estudo. Nenhum trabalho é tão importante
e tão urgente que não possa ser planejado e executado com cautela e prudência.
A segurança é uma responsabilidade coletiva e requer a cooperação de todos os
indivíduos do laboratório; sendo assim, é dever de todos participar e intervir em
favor da proteção da coletividade.
Os usuários do laboratório de ciências são responsáveis pela sua organização,
pela limpeza e pelos procedimentos durante todo o momento de instrução,
sempre visando resguardar os usufruidores do espaço, seguindo todos os proto-
colos aqui referidos e demais cabíveis de acordo com regulamentações próprias,
já citadas anteriormente.
As orientações abaixo expressam cuidado e zelo pelos laboratórios de ciências
e foram adaptadas do caderno de Orientações para Utilização do Laboratório
Escolar de Ciências da Natureza da Secretaria de Educação do Paraná (2013).
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 27