Page 33 - Ciências da Natureza
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O educador precisa supervisionar os estudantes durante toda a realização das
atividades experimentais, sem se retirar do ambiente em momento algum e
estar sempre atento aos procedimentos de segurança, uso de equipamentos
e manuseio de substâncias. Dessa forma, evitam-se acidentes e danos ao próprio
docente, aos estudantes e/ou ao patrimônio escolar.
Vale frisar que o docente deverá intervir de forma imediata nas ações dos estu-
dantes sempre que for preciso, em especial, ao perceber atitudes inadequadas ou
manipulação incorreta de substâncias quaisquer. A modelagem do comportamento
antes da ida ao laboratório é essencial para demonstrar a correta utilização do es-
paço e é uma expectativa para todas as aulas de Ciências da Natureza, devendo ser
continuamente reproduzida pelo professor como modelo de conduta.
O êxito relativo ao uso do laboratório de ensino de ciências nas unidades depende
essencialmente do trabalho docente competente no planejamento e na organiza-
ção de atividades experimentais relevantes para os estudantes e do apoio da co-
ordenação pedagógica e de área, além da equipe diretiva da unidade oferecendo
as condições essenciais ao funcionamento do laboratório no que diz respeito à es-
trutura física, aos equipamentos, aos instrumentos e às substâncias necessárias.
Situações contrárias em que as atividades práticas insuficientemente planejadas,
desarticuladas dos conceitos estudados nas aulas de sala e mal mediadas pelo
docente resultam em improvisos e são contraproducentes. Com isso, o resultado
são estudantes desmotivados, pouco comprometidos com as atividades
propostas e docentes convencidos de que as aulas de laboratório são desneces-
sárias e perda de tempo.
O risco de acidentes no laboratório é real, por isso é fortemente recomendado
seguir as orientações de boas práticas listadas abaixo:
Boas práticas de laboratório
• Manter o ambiente limpo e organizado;
• Identificar todas as substâncias presentes no laboratório;
• Dispor equipamentos de risco em área segura;
• Manter as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FIS-
PQ) em local visível e de fácil acesso;
• Evitar transportar desnecessariamente materiais químicos ou biológicos;
• Utilizar armários específicos e adequados para guardar objetos pessoais;
• Manter o ambiente laboratorial bem iluminado;
• Certificar-se da presença da sinalização de emergência;
• Ater-se a presença da caixa de primeiros socorros – deve estar em local de
fácil acesso;
32 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza