Page 33 - Ciências da Natureza
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O educador precisa supervisionar os estudantes durante toda a realização das
          atividades experimentais, sem se retirar do ambiente em momento algum e
          estar sempre atento aos procedimentos de segurança, uso de equipamentos
          e manuseio de substâncias. Dessa forma, evitam-se acidentes e danos ao próprio
          docente, aos estudantes e/ou ao patrimônio escolar.
          Vale frisar que o docente deverá intervir de forma imediata nas ações dos estu-
          dantes sempre que for preciso, em especial, ao perceber atitudes inadequadas ou
          manipulação incorreta de substâncias quaisquer. A modelagem do comportamento
          antes da ida ao laboratório é essencial para demonstrar a correta utilização do es-
          paço e é uma expectativa para todas as aulas de Ciências da Natureza, devendo ser
          continuamente reproduzida pelo professor como modelo de conduta.
          O êxito relativo ao uso do laboratório de ensino de ciências nas unidades depende
          essencialmente do trabalho docente competente no planejamento e na organiza-
          ção de atividades experimentais relevantes para os estudantes e do apoio da co-
          ordenação pedagógica e de área, além da equipe diretiva da unidade oferecendo
          as condições essenciais ao funcionamento do laboratório no que diz respeito à es-
          trutura física, aos equipamentos, aos instrumentos e às substâncias necessárias.
          Situações contrárias em que as atividades práticas insuficientemente planejadas,
          desarticuladas dos conceitos estudados nas aulas de sala e mal mediadas pelo
          docente resultam em improvisos e são contraproducentes. Com isso, o resultado
          são estudantes desmotivados, pouco comprometidos com as atividades
          propostas e docentes convencidos de que as aulas de laboratório são desneces-
          sárias e perda de tempo.
          O risco de acidentes no laboratório é real, por isso é fortemente recomendado
          seguir as orientações de boas práticas listadas abaixo:

          Boas práticas de laboratório
          •   Manter o ambiente limpo e organizado;
          •   Identificar todas as substâncias presentes no laboratório;
          •   Dispor equipamentos de risco em área segura;
          •   Manter as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FIS-
             PQ)  em local visível e de fácil acesso;
          •   Evitar transportar desnecessariamente materiais químicos ou biológicos;
          •   Utilizar armários específicos e adequados para guardar objetos pessoais;
          •   Manter o ambiente laboratorial bem iluminado;
          •   Certificar-se da presença da sinalização de emergência;
          •   Ater-se a presença da caixa de primeiros socorros – deve estar em local de
             fácil acesso;



           32  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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