Page 34 - Ciências da Natureza
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• Observar o prazo de validade dos extintores;
• Identificar as tomadas quanto à voltagem;
• Fornecer quantidades suficientes de EPI e EPC;
• Usar corretamente os equipamentos;
• Manter um protocolo de rotina para verificação dos equipamentos e produtos
químicos quanto à validade e manutenção;
• Manter em fácil acesso as Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências
da Natureza;
• Utilizar obrigatoriamente pipetadores automáticos, manuais ou peras
de borracha;
• Não comer, beber, preparar alimentos ou utilizar cosméticos no laboratório;
• Evitar levar às mãos a boca, nariz, cabelo, olhos e ouvidos;
• Lavar as mãos antes e após os experimentos;
• Utilizar EPIs necessários;
• Usar o jaleco somente no interior do laboratório;
• Utilizar sempre sapato fechado e calça comprida;
• Ter no laboratório prendedores de cabelo para manter os cabelos presos;
• Manter as unhas curtas e limpas e não utilizar lentes de contato;
• Não usar colar, anéis, pulseiras, brincos e piercing;
• Utilizar luvas ao manipular materiais potencialmente infectantes;
• Não manipular objetos de uso coletivo, como maçanetas e telefone, sem luvas;
• Saber onde ficam os EPCs e como utilizá-los;
• Não atender celular;
• Evitar trabalhar sozinho no laboratório;
• Não armazenar alimentos em geladeiras e congeladores do laboratório;
• Nunca dirija a abertura de frascos em sua direção ou na de outras pessoas;
• Nunca trabalhar com material patogênico se houver ferida na mão, no pulso
ou em qualquer outra parte do corpo que entre em contato com o agente;
• Nunca adicionar água ao produto químico, mas sim o inverso e lentamente ao
realizar misturas exotérmicas em água (ácidos e álcalis concentrados);
• Não utilizar instrumentos de vidro trincados ou quebrados e descartá-los;
• Não manipular líquidos e reagentes inflamáveis próximos ao fogo, tão pouco
aquecê-los diretamente em uma chama. Se for necessário aquecer líquidos
inflamáveis, utilizar banho-maria ou chapa elétrica;
• Verificar a tensão do equipamento e/ou aparelho antes de ligá-lo na tomada;
• Certificar-se de que as reações químicas aconteçam com soluções reagentes
diluídas.
Fonte: Boas práticas de laboratórios (LIMs, 2015).
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 33